Comandante FURLANI encerrou com sucesso a fase prática da Turma BRAVO na Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo, Nível 2 (PEV-2) na modalidade Helicóptero.
Na semana de 9 de julho de 2023, o Comandante FURLANI realizou os voos previstos no Curso de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e PEV-2 na modalidade Helicóptero, da ETEP/SIRIUS FT-BR. Os voos ocorreram na Escola de Aviação EFAI (Pará de Minas-MG), parceira da SIRIUS FT-BR, sob instrução e avaliação do Comandante BOSCO (Prova 10). Foram realizados três voos para aplicação das Técnicas de Ensaios em Voo, sendo dois no helicóptero Schweizer 269C-1 e um (voo de avaliação final) no helicóptero Esquilo H-125.
Para esta fase do curso, foram emitidas três ordens de ensaios (OEs) para avaliação do Schweizer 269C-1 e uma OE para avaliação do Esquilo H-125. Em cada OE foi proposto um cenário de voo com diversas situações que devem ser respondidas por meio de um planejamento adequado, confecção de cartões de voo, briefing, execução do voo com coleta de dados e elaboração de relatórios para cada aeronave avaliada.
Com o objetivo de avaliar o Schweizer 269C-1 a primeira OE visou à coleta de dados de potência no pairado dentro e fora do efeito solo com três pesos diferentes, através de lastros ancorados na estrutura da aeronave. Para este ensaio foi utilizado o método do pairado livre auxiliado por trena laser como técnica de ensaios em voo. A segunda OE contemplou as verificações funcionais do helicóptero em voo nivelado a fim de levantar o gráfico de velocidade em função da pressão de admissão do motor. Neste ensaio foi possível obter a velocidade de menor potência necessária no voo nivelado, a velocidade de alcance máximo e a velocidade máxima em voo nivelado, assim como comparar os resultados obtidos com os valores apresentados no manual do fabricante. A terceira OE englobou a avaliação do desempenho da aeronave em voo de subida em potência máxima contínua e descida em autorrotação em diversas velocidades.
As informações obtidas nos voos de ensaio permitiram ao Comandante FURLANI responder aos questionamentos propostos nas OEs, validar pontos disponíveis no manual de voo e levantar curvas de desempenho que não estão disponíveis no referido manual.
Na avaliação final no helicóptero Esquilo H-125, o cenário de voo proposto englobou verificações sobre o voo pairado dentro e fora do efeito solo, desempenho em voo nivelado, subidas em potência máxima contínua, descidas em autorrotação e sistemas de bordo. Neste contexto, foi disponibilizada uma hora de voo para a avaliação do H-125, o que exigiu um bom planejamento, a aplicação de todos os conceitos e técnicas de ensaios em voo ministradas durante o curso, bem como uma combinação de gerenciamento e execução do ensaio por parte do Comandante FURLANI. Assim, foram verificadas as características de desempenho e o comportamento dos sistemas de bordo.
Realizados os voos, o Comandante FURLANI documentará os resultados de avaliação do helicóptero Schweizer 269C-1 e do Esquilo H-125 nos respectivos Relatórios de Ensaios em Voo, os quais serão apresentados como atividade final do curso.
Parabéns ao Comandante FURLANI por superar mais essa fase na busca do certificado de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo, Nível 2 na modalidade Helicóptero.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!