Comandante LOPES – Turma BRAVO encerra com sucesso a fase prática da Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo – Helicóptero e Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2 (PEV-2) – Helicóptero.
Na semana de 25 de junho a primeiro de julho, o Comandante LOPES realizou os quatro voos previsto nos Cursos de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo – Helicóptero e PEV-2 – Helicóptero, da ETEP/SIRIUS FTBR.
Os voos foram realizados em Pará de Minas – MG, na Escola de Aviação EFAI, parceira da SIRIUS nos Cursos, e contou com a Instrução e Avaliação do Comandante BOSCO – Prova 10, nas Técnicas de Ensaios em Voo (TEV) e no voo de avaliação final.
Foram realizados três voos no helicóptero Schweizer, seguindo Ordens de Ensaios para: 1) Obter dados de potência em voo pairado dentro do efeito solo e verificar os aspectos de potência em voo pairado fora do efeito solo, e compará-los com as informações constantes no Manual de Voo. Neste ensaio a TEV utilizada foi o método do pairado livre com uso de trena a laser; 2) Executar verificações funcionais do helicóptero em condições de voo nivelado, tais como: obter a curva de pressão (mainfold pressure) em função da velocidade, determinar a máxima velocidade horizontal (VH), determinar o consumo em voo nivelado na VH, e comparar os resultados com as informações constantes no Manual de Voo; 3) Executar verificações funcionais do helicóptero nas condições de voo de subida e descida, tais como: determinar a razão de subida em diversas velocidades, determinar a razão de descida em diversas velocidades, obter a curva razão de subida e razão de descida em função da velocidade, nas condições ensaiadas, e comparar os resultados com as informações constantes no Manual de Voo.
Para todos os voos o Comandante LOPES preparou cartões de voo de ensaio e realizou briefing técnico-operacional, como parte do planejamento dos ensaios. Realizados os voos, o Comandante LOPES documentará os resultados dos voos de ensaio em um Relatório de Ensaios em Voo.
O quarto voo de ensaio foi a avaliação da aeronave H125 – Esquilo, da parceira EFAI, em atendimento à Ordem de Ensaio que apresentava um cenário no qual uma empresa interessada em comprar uma aeronave H125 que, segundo o vendedor, estava em perfeito estado. Exemplificou dizendo que mesmo nos dias mais quentes, em torno de 35ºC, a aeronave realiza voos pairados Fora do Efeito Solo com peso máximo de decolagem e ainda sobra potência, e que no voo pairado Dentro do Efeito Solo poderia colocar todo o peso previsto. Disse, ainda, que a aeronave poderia desenvolver velocidade máxima de 120 kt em qualquer altitude, independente do peso, com uma autonomia de 3h20min. Um dito especialista que acompanhava o vendedor afirmou que a aeronave tinha um desempenho único, podendo atingir até 2.000 ft/min de razão de subida com tanque de combustível cheio e 5 passageiros à bordo, e que se precisasse descer rapidamente, tinha a capacidade de descer com até 3.000 ft/min sem nenhuma dificuldade. Ambos afirmaram que todos os sistemas de bordo estavam todos funcionais. “Era pegar a aeronave e sair voando”.
Com base nas informações apresentadas e, utilizando o planejamento e as técnicas de ensaios em voo, no quarto voo de ensaio foram, então, verificados os comportamentos dos sistemas de bordo e as características de desempenho nas diversas fases de voo supramencionadas, a fim confirmar ou corrigir as informações prestadas pelo vendedor e pelo dito especialista.
Agora o Comandante LOPES documentará os resultados do voo de avaliação do Esquilo H125 em um Relatório de Ensaios em Voo e apresentados aos “clientes”.
Parabéns ao Comandante LOPES por superar mais essa fase na busca do certificado de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2.
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