CURSO DE PILOTO DE ENSAIOS EM VOO – AVIÃO

Agora o aluno pode optar por este curso de duas formas:

1- Pra quem já possui o nível Superior: Aguarde até 20 de março de 2021 para escolher a Pós-Graduação Latu Sensu: Operações em Ensaios em Voo que engloba o Curso de Piloto de Ensaios em Voo (PEV2);

2- Caso não tenha o nível Superior: Porem você já cumpre os requisitos para PEV2, escolha o curso  Piloto de Ensaios em Voo (PEV2);

I – DESCRIÇÃO GERAL

O curso é uma especialização para pilotos que farão contato com os aspectos da operação real do voo de ensaios. O curso é desenvolvido também de forma prática usando diversos tipos de simuladores de voo e de aeronaves.

O curso cobre os aspectos de Conhecimentos Aeronáuticos, Ensaios de Desempenho, de Qualidades de Voo e de Sistemas.

II – OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL
Proporcionar conhecimentos e técnicas para o piloto realizar voos: de experiência, de ensaios em voo de baixo risco, de produção, de recebimento de um fabricante, de um vendedor ou de uma empresa de leasing, considerando que esse piloto adquiriu durante o curso conhecimentos teóricos e práticos para realizar os ensaios em voo nos limites preconizados no Manual de Voo de aeronave.

O conteúdo programático do curso é equivalente ao Piloto de Ensaios em Voo Nível 2 previstos pela ANAC na IS 61.15-001D.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Realizar as manobras típicas de ensaios em voo de desempenho e de qualidades de voo;
  • Conhecer as principais técnicas de ensaios para sistemas avionicos;
  • Desenvolver a capacidade de preparar um Plano de Ensaios em Voo, Cartões e Relatórios de Ensaios em Voo;
  • Desenvolver a capacidade de coordenação entre o engenheiro e o piloto de ensaios em voo;
  • Comparar dados técnicos obtidos em voo com o Manual de Voo aprovado pela autoridade aeronáutica;
  • Conhecer todos os aspectos do planejamento de um voo.

III – CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO DE MATRÍCULA

Para a realização da matrícula no curso o candidato o piloto-aluno deverá:

  • Ter completado o Ensino Médio;
  • Ter a licença de Piloto Comercial;
  • Possuir uma habilitação MNTE válida;
  • Possuir um CMA de primeira classe válido;
  • Possuir uma habilitação IFR e MLTE (não precisam estar válidas);
  • Possuir, no mínimo, 400 horas de voo registradas;
  • Ter voado, no mínimo, quatro tipos diferentes de aeronaves;
  • Ter realizado um curso de Jet Training ou possuir, no mínimo, 10 horas de voo aeronave jato ou turboélice.

Engenheiro:

Embora não exista exigências da ANAC para engenheiros ou outros profissionais de nível superior o candidato-aluno poderá participar do curso, caso:

  • Tenha completado um curso de engenharia nas especialidades: aeronáutica, mecânica, eletrônica, elétrica, computação, software;
  • Possuir curso superior desde que o aluno tenha experiência prévia na área de aeronáutica de, no mínimo 2 anos; e
  • Possuir uma declaração médica, emitida nos últimos 60 dias que antecedem o voo, que declare que não há restrições para a realização de atividade aérea em avião até o final do curso.

IV – DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS (GERAL)

Os alunos serão avaliados pelas (os):

  • Listas de exercícios entregues:
  • Provas realizadas;
  • Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral);
  • Fichas de voo em simulador; e
  • Fichas de voo em aeronave.

GRAUS E MÉDIA FINAL DO CURSO

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para ser aprovado o aluno deverá:

  • Obter média final igual ou superior a 6,0 e
  • Ter comparecido em 80% ou mais das atividades teóricas  do curso.
  • Ter participado de 100% das atividades práticas do curso.

AVALIAÇÃO EM VOO DE AVIÃO E SIMULADOR

Nos voos em simulador e avião o instrutor avaliará a reposta do aluno em termos cognitivos e psico-motor atribuindo um grau dessa avaliação no nível aplicação e no nível prática, respectivamente, como se segue:

O instrutor deve emitir um grau final da ficha de voo, que deve ser uma ponderação, tomando por base o desempenho em cada exercício e a sua importância relativa, usando a mesma gradação utilizada para os itens psicomotores e cognitivos supracitados.

Em caso de grau final deficiente (inferior a 5) o aluno deverá repetir o voo em simulador ou avião.

O aluno poderá repetir 2 vezes o mesmo treinamento de voo ou simulador que recebeu grau deficiente. Caso haja um terceiro voo com conceito deficiente seguido o aluno irá ser avaliado pelo Conselho de Instrução.

V – DIAS E DURAÇÃO DO CURSO

a) O curso será realizado:

  • Sextas feiras: a noite
  • Sábado: dia inteiro
  • Domingo: pela manhã.

Excepcionalmente poderão ter aulas práticas em dias diferentes dos mencionados acima.

b) O curso terá duração de 16 meses e iniciará em 4 de junho de 2021.

VI – LOCAL DO CURSO

Aulas teóricas e em simulador: ETEP, Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP,

Aulas práticas em avião: nos aeródromos do Vale do Paraíba, SP

VII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO

BÁSICA – CONHECIMENTOS EM AERONÁUTICA

  • Matemática aplicada aos ensaios em Voo
  • Física aplicada aos ensaios em Voo
  • Inglês Instrumental Aeronáutico
  • Filosofia de Ensaio em Voo
  • Técnicas Básicas de Ensaio em Voo
  • Aerodinâmica aplicada aos ensaios em Voo
  • Anemometria
  • Metrologia/ Análise de erro
  • Peso e Centragem

QUALIDADES DE VOO

  • Estabilidade Estática Longitudinal (EEL)
  • Estabilidade Estática Látero-Direcional (EELD)
  • Estabilidade Dinâmica
  • Voo com Tração Assimétrica
  • Estol
  • Limite de Manobra
  • Parafuso

DESEMPENHO

  • Envelope de voo – Limites de Operação
  • Cruzeiro (Hélice)
  • Cruzeiro (Jato)
  • Subida e Descida (Hélice)
  • Métodos de Energia (Jato)
  • Decolagem e Pouso

SISTEMAS

  • Integração Aviônica
  • Simuladores
  • Sistemas Eletromecânicos
  • Motores Aeronáuticos e FADEC
  • Sistema Automático de Voo
  • Sistemas COMM (HF, VHF, UHF, Data Link)
  • Sistemas NAV (VOR, DME, NDB-ADF, ILS, GPS, INS)
  • Radar e Radar Altímetro

GERAL

  • Trabalho prático de final de curso.

VIII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO

PRÁTICO DE ENSAIOS EM SIMULADOR

  • Calibração anemométrica
  • Ensaios de Estabilidade
  • Desempenho em decolagem
  • Desempenho em subida
  • Desempenho em cruzeiro
  • Desempenho em pouso
  • Estol e Parafuso
  • Sistemas (nav/com, PA, FMS)
  • Operação e voo com Realidade Virtual

DEMONSTRAÇÃO DE ENSAIOS EM VOO EM AVIÃO

  • Anemometria
  • Ensaios de Estabilidade
  • Desempenho na decolagem
  • Desempenho em subida
  • Desempenho em cruzeiro
  • Desempenho em pouso
  • Estol
  • Ensaio de sistema nav/com

IX– SIMULADORES DO CURSO

X – AERONAVES DO CURSO

XI – INSTRUTORES

XII – CARGA HORÁRIA

  • 347 tempos de aula (um tempo de aula equivale a 50 minutos).

XIII – CUSTO DO CURSO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS

No caso de perda de prova ou repetição de provas haverá a cobrança de taxa extra de 250 reais.

No caso de repetição de voo ou falta ao voo haverá a cobrança taxa extra de 1.000 reais.

XIV – FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

Piloto de Ensaios em Voo - PEV2: