CURSO DE PILOTO DE ENSAIOS EM VOO – AVIÃO
I – DESCRIÇÃO GERAL
O curso é uma especialização para pilotos que farão contato com os aspectos da operação real do voo de ensaios. O curso é desenvolvido também de forma prática usando diversos tipos de simuladores de voo e de aeronaves.
O curso cobre os aspectos de Conhecimentos Aeronáuticos, Ensaios de Desempenho, de Qualidades de Voo e de Sistemas.
Se você é Piloto e possui Nível Superior, recomendamos fazer o curso : Pós-Graduação em Operações de Ensaios em Voo (veja na opção CURSOS do site). Caso você não tenha Nível Superior mas possui os requisitos para “Piloto de Ensaios em Voo – PEV2”, continue nesta página pois este curso é para você.
II – OBJETIVOS DO CURSO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar conhecimentos e técnicas para o piloto realizar voos: de experiência, de ensaios em voo de baixo risco, de produção, de recebimento de um fabricante, de um vendedor ou de uma empresa de leasing, considerando que esse piloto adquiriu durante o curso conhecimentos teóricos e práticos para realizar os ensaios em voo nos limites preconizados no Manual de Voo de aeronave.
O conteúdo programático do curso é equivalente ao Piloto de Ensaios em Voo Nível 2 previstos pela ANAC na IS 61.15-001D.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar as manobras típicas de ensaios em voo de desempenho e de qualidades de voo;
- Conhecer as principais técnicas de ensaios para sistemas avionicos;
- Desenvolver a capacidade de preparar um Plano de Ensaios em Voo, Cartões e Relatórios de Ensaios em Voo;
- Desenvolver a capacidade de coordenação entre o engenheiro e o piloto de ensaios em voo;
- Comparar dados técnicos obtidos em voo com o Manual de Voo aprovado pela autoridade aeronáutica;
- Conhecer todos os aspectos do planejamento de um voo.
III – CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO DE MATRÍCULA
Para a realização da matrícula no curso o candidato o piloto-aluno deverá:
- Ter completado o Ensino Médio;
- Ter a licença de Piloto Comercial;
- Possuir uma habilitação MNTE válida;
- Possuir um CMA de primeira classe válido;
- Possuir uma habilitação IFR e MLTE (não precisam estar válidas);
- Possuir, no mínimo, 400 horas de voo registradas;
- Ter voado, no mínimo, quatro tipos diferentes de aeronaves;
- Ter realizado um curso de Jet Training ou possuir, no mínimo, 10 horas de voo aeronave jato ou turboélice.
IV – DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS (GERAL)
Os alunos serão avaliados pelas (os):
- Listas de exercícios entregues:
- Provas realizadas;
- Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral);
- Fichas de voo em simulador; e
- Fichas de voo em aeronave.
GRAUS E MÉDIA FINAL DO CURSO
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para ser aprovado o aluno deverá:
- Obter média final igual ou superior a 6,0 e
- Ter comparecido em 80% ou mais das atividades teóricas do curso.
- Ter participado de 100% das atividades práticas do curso.
AVALIAÇÃO EM VOO DE AVIÃO E SIMULADOR
Nos voos em simulador e avião o instrutor avaliará a reposta do aluno em termos cognitivos e psico-motor atribuindo um grau dessa avaliação no nível aplicação e no nível prática, respectivamente, como se segue:
O instrutor deve emitir um grau final da ficha de voo, que deve ser uma ponderação, tomando por base o desempenho em cada exercício e a sua importância relativa, usando a mesma gradação utilizada para os itens psicomotores e cognitivos supracitados.
Em caso de grau final deficiente (inferior a 5) o aluno deverá repetir o voo em simulador ou avião.
O aluno poderá repetir 2 vezes o mesmo treinamento de voo ou simulador que recebeu grau deficiente. Caso haja um terceiro voo com conceito deficiente seguido o aluno irá ser avaliado pelo Conselho de Instrução.
V – DIAS E DURAÇÃO DO CURSO
a) O curso será realizado:
- Sextas feiras: a noite
- Sábado: dia inteiro
- Domingo: pela manhã.
Excepcionalmente poderão ter aulas práticas em dias diferentes dos mencionados acima.
b) O curso terá duração de 16 meses e iniciará em junho de 2022.
VI – LOCAL DO CURSO
– Aulas mistas: presenciais e online.
Aulas teóricas na modalidade EAD (Opcionalmente algumas aulas teóricas poderão ser presenciais);
Aulas práticas em avião: nos aeródromos do Vale do Paraíba, SP
e Aulas em simulador: ETEP, Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP,
VII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO
BÁSICA – CONHECIMENTOS EM AERONÁUTICA
- Matemática aplicada aos ensaios em Voo
- Física aplicada aos ensaios em Voo
- Inglês Instrumental Aeronáutico
- Filosofia de Ensaio em Voo
- Técnicas Básicas de Ensaio em Voo
- Aerodinâmica aplicada aos ensaios em Voo
- Anemometria
- Metrologia/ Análise de erro
- Peso e Centragem
QUALIDADES DE VOO
- Estabilidade Estática Longitudinal (EEL)
- Estabilidade Estática Látero-Direcional (EELD)
- Estabilidade Dinâmica
- Voo com Tração Assimétrica
- Estol
- Limite de Manobra
- Parafuso
DESEMPENHO
- Envelope de voo – Limites de Operação
- Cruzeiro (Hélice)
- Cruzeiro (Jato)
- Subida e Descida (Hélice)
- Métodos de Energia (Jato)
- Decolagem e Pouso
SISTEMAS
- Integração Aviônica
- Simuladores
- Sistemas Eletromecânicos
- Motores Aeronáuticos e FADEC
- Sistema Automático de Voo
- Sistemas COMM (HF, VHF, UHF, Data Link)
- Sistemas NAV (VOR, DME, NDB-ADF, ILS, GPS, INS)
- Radar e Radar Altímetro
GERAL
- Trabalho prático de final de curso.
VIII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO
PRÁTICO DE ENSAIOS EM SIMULADOR
- Calibração anemométrica
- Ensaios de Estabilidade
- Desempenho em decolagem
- Desempenho em subida
- Desempenho em cruzeiro
- Desempenho em pouso
- Estol e Parafuso
- Sistemas (nav/com, PA, FMS)
- Operação e voo com Realidade Virtual
DEMONSTRAÇÃO DE ENSAIOS EM VOO EM AVIÃO
- Anemometria
- Ensaios de Estabilidade
- Desempenho na decolagem
- Desempenho em subida
- Desempenho em cruzeiro
- Desempenho em pouso
- Estol
- Ensaio de sistema nav/com
XII – CARGA HORÁRIA
- 347 tempos de aula (um tempo de aula equivale a 50 minutos).
- Serão realizados 4 voos em aeronaves durante o curso.
XIII – BRINDE
Alunos do Curso de Piloto de Ensaios em Voo – PEV2 ganham um macacão de voo original com as respectivas bolachas do curso.
Venha fazer parte da turma Sirius Bravo – 2022
XIV – CUSTO DO CURSO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS
· Sócios da ABRAPAC possuem desconto de 5,5% do curso.
XV – CERTIFICADO
Piloto de Ensaios em Voo (PEV2)