CURSO DE PILOTO DE ENSAIOS EM VOO – HELICÓPTERO


I – DESCRIÇÃO GERAL

O curso é uma especialização para pilotos em que o aluno fará contato com os aspectos da operação real do voo de ensaios. O curso é desenvolvido também de forma prática usando diversos tipos de simuladores de voo e de aeronaves.

O curso cobre os aspectos de Conhecimentos Aeronáuticos, Ensaios de Desempenho, de Qualidades de Voo e de Sistemas.

Se você é Piloto e possui Nível Superior, recomendamos fazer o curso : Pós-Graduação em Operações de Ensaios em Voo (veja na opção CURSOS do site). Caso você não tenha Nível Superior mas possui os requisitos para “Piloto de Ensaios em Voo – PEV2”, continue nesta página pois este curso é para você.


II – OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL
Capacitar o piloto para receber uma Autorização para PEV2 da ANAC, considerando que esse piloto adquiriu durante o curso conhecimentos teóricos e práticos para realizar os ensaios em voo nos limites preconizados na IS 61-15D, Autorização para Piloto de Ensaios em Voo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fornecer os meios de capacitação para os que os candidatos a PEV-2 possam:
a) atuar como piloto em comando em voos de ensaio em aeronaves sem Certificado de Tipo e operando com CAVE para:

I – Pesquisa e desenvolvimento referentes à determinação de parâmetros de desempenho, desde que não afetem as qualidades de voo ou de pilotagem da aeronave;
II – Pesquisa e desenvolvimento referentes a sistemas embarcados, desde que não afetem as qualidades de voo ou de pilotagem da aeronave;
III – Demonstração de cumprimento de requisitos referentes a sistemas embarcados, desde que não afetem as qualidades de voo ou de pilotagem da aeronave;
IV – Exibição; e
V – Pesquisa de mercado;

b) atuar como piloto em comando em voos de ensaio em aeronaves com Certificado de Tipo e operando com AEV ou CAVE para:

I – Ensaio em voo de produção de aeronaves recém-fabricadas;
II – Pesquisa e desenvolvimento realizados depois da incorporação de uma modificação de projeto, ainda não aprovada, que não implique em modificação no Certificado de Tipo, desde que não afetem as qualidades de voo ou de pilotagem da aeronave;
III – demonstração de cumprimento de requisitos realizados depois da incorporação de uma modificação de projeto, ainda não aprovada, que não implique em modificação no Certificado de Tipo, desde que não afetem as qualidades de voo ou de pilotagem da aeronave;
IV – Exibição;
V – Pesquisa de mercado;



III – CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO DE MATRÍCULA

Para a realização da matrícula no curso o candidato piloto-aluno deverá:

  • Ter a licença de Piloto Comercial na categoria helicóptero;
  • Possuir habilitação HMNT válida;
  • Apresentar um atestado médico que não há retrições para voo;
  • Possuir, no mínimo, 500 horas de voo registradas como piloto em comando (helicóptero/avião);
  • Desejável possuir habilitação nas classes HMNC, HMLT ou uma habilitação de tipo de helicóptero multimotor;

IV – DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS GERAL

Os alunos serão avaliados pelas (os):

  • Listas de exercícios entregues:
  • Provas realizadas;
  • Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral);
  • Fichas de voo em simulador;
  • Fichas de voo em aeronave.

GRAUS E MÉDIA FINAL DO CURSO

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para ser aprovado o aluno deverá:

  • Obter média final igual ou superior a 7,5;
  • Ter comparecido em 80% ou mais das atividades teóricas e práticas do curso.

V – DIAS E DURAÇÃO DO CURSO

a) O curso será realizado:

  • Sextas feiras: a noite
  • Sábado: dia inteiro
  • Domingo: pela manhã.

Excepcionalmente poderão ter aulas práticas em dias diferentes dos mencionados acima.

b) O curso terá duração de 18 meses e iniciará em junho de 2022.


VI – LOCAL DO CURSO

– Aulas mistas: presenciais e online.

Aulas teóricas na modalidade EAD  (Opcionalmente algumas aulas teóricas poderão ser presenciais);

Aulas práticas em helicóptero: EFAI, Belo Horizonte- MG

e Aulas em simulador: ETEP, Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP,


VII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO

BÁSICA – CONHECIMENTOS EM AERONÁUTICA

  • Matemática aplicada aos ensaios em Voo
  • Física aplicada aos ensaios em Voo
  • Conhecimentos Técnicos de aeronaves
  • Inglês Técnico Geral, Sistemas, Ensaios e Certificação
  • Filosofia de Ensaio em Voo
  • Técnicas Básicas de Ensaio em Voo
  • Aerodinâmica aplicada aos ensaios em Voo
  • Anemometria
  • Metrologia/ Análise de erro
  • Peso e Centragem

QUALIDADES DE VOO

  • Estabilidade Estática Longitudinal (EEL)
  • Estabilidade Estática Látero-Direcional (EELD)
  • Estabilidade Dinâmica
  • Autorotação
  • Mecânica do rotor
  • Comandos de Voo
  • Autorotação
  • Maneabilidade
  • Ação inicial dos comandos

DESEMPENHO

  • Voo pairado
  • Voo vertical
  • Voo nivelado
  • Subida e Descida

SISTEMAS

  • Integração Aviônica
  • Simuladores
  • Sistemas Eletromecânicos
  • Motores Aeronáuticos
  • Sistema Automático de Voo
  • Sistemas COMM (HF, VHF, UHF, Data Link)
  • Sistemas NAV (VOR, DME, NDB-ADF, ILS, GPS, INS)
  • Radar, Telêmetro e Radar Altímetro

GERAL

  • Trabalho prático de final de curso.

VIII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO

PRÁTICO BÁSICO EM SIMULADOR

  • Conhecimento técnico de sistemas (GPS, PA, VOR, ILS,etc)
  • Operação de sistemas e voo
  • Operação e voo com Realidade Virtual

PRÁTICO DE ENSAIOS EM SIMULADOR

  • Calibração anemométrica
  • Ensaios de Estabilidade
  • Desempenho em decolagem
  • Desempenho em subida
  • Desempenho em cruzeiro
  • Desempenho em pouso
  • Estol
  • Sistemas (nav/com, PA, FMS)

DEMONSTRAÇÃO DE ENSAIOS EM VOO EM HELICÓPTERO

  • Calibração anemométrica
  • Ensaios de Estabilidade
  • Desempenho na decolagem
  • Desempenho em subida
  • Desempenho em cruzeiro
  • Desempenho em pouso
  • Estol
  • Ensaio de sistema nav/com
  • Autorotação

IX– SIMULADORES DO CURSO

Simulador Aviação Geral

Simulador AS-350B2

Simulador de 737


X – AERONAVES DO CURSO

Simulador Aviação Geral

Simulador AS-350B2

Simulador de 737


XI – INSTRUTORES


XII – CARGA HORÁRIA

  • 347 tempos de aula (um tempo de aula equivale a 50 minutos).
  • Serão realizados 4 voos em aeronaves durante o curso.

XIII – BRINDE

Alunos do Curso de Piloto de Ensaios em Voo – PEV2 ganham um macacão de voo original com as respectivas bolachas do curso.

Venha fazer parte da turma Sirius Bravo – 2022


XIV – CUSTO DO CURSO E FORMAS DE PAGAMENTO

· Sócios da ABRAPAC possuem desconto de 5,5% do curso.


XV – CERTIFICADO

Piloto de Ensaios em Voo (PEV2)


XVI – FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

Piloto de Ensaios em Voo - PEV2 (TURMA 2022):