Instrutores

VENÂNCIO ALVARENGA GOMES

• Engenheiro Aeronáutico – ITA

• Engenheiro de Ensaios em Voo (Aviões) – PEV/IPD/CTA

• Engenheiro de Ensaios em Voo (Helicóptero) – EPNER/França

• Instrutor dos Cursos de Ensaios em Voo (CEV) e de Preparação de Pessoal de Recebimento de Aeronaves (CPRA)

• Instrutor do CENIPA / Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI/CTA

• Professor Universitário em Graduação – Universidade Brás Cubas

• MBA em Gestão de Negócios e Marketing – ITA/ESPM

• MBA em Gestão Pública – UNIFA-UFF

• Mestre em Ciências Aeroespaciais – UNIFA

• Chefe da Divisão de Homologação Militar – FHM/IFI/CTA / Vice-Diretor de Aeronáutica do IAE/CTA

• Chefe da Divisão de Ensaios em Voo – AEV/IAE/CTA / Brigadeiro da Reserva da FAB

•  Subdiretor de Empreendimentos do CTA / Subdiretor de Patrimônio da DIRENG

•  Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: BELL UH-1H; BELL 47; BELL 206; BELL 222; BELL 230; BELL 407; BELL 430; Agusta A109/AII; Robson R22; Esquilo AS-350 e AS-355; Sikorsky S-58T; Dauphin AS 360 e 363N1; Puma AS 330 e Super-Puma AS 333; McDonnell Douglas MD 600 e MD 900; T-25; Regente L-42; Tucano T-27; Tangará T-17; Bandeirante EMB-110, Brasília EMB-120; Xingu EMB-121; Beechcraft King Air 300; Bombardier RJ CL-600-2B19; Xavante AT-26; Patrulha P-95; Tiger F-5; T-38; Mirage F-103 e AMX A-1

• Trabalhou nas empresas: DCTA e AVIBRAS

SILVIO LUCIO CUNHA BASTOS

  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores: Academia da Força Aérea, 1992
  • Curso de Ensaios em Voo (Helicópteros) – DCTA/IPEV, 2005
  • Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo
  • Gerente Técnico do Projeto H-XBr
  • Chefe da Divisão de Formação em Ensaios em Voo do IPEV
  • Coordenador do Curso de Ensaios em Voo – Modalidade Asas Rotativas
  • Instrutor do Curso de Ensaios em Voo
  • Coronel da Reserva da FAB
  • Possui mais de 3500 horas de voo
  • Pilotou as seguintes aeronaves: AS-350; AS-355; Bell205; Sikorsky S-70; EMB110 Bandeirante; EMB 312 Tucano; EMB120 Brasília
  • Trabalhou no Comando da Aeronáutica/DCTA

NILTON CÍCERO ALVES

• Curso de Ensaios em Voo (Helicópteros) – CTA/IAE/AEV

• Pós-Graduação em Análises de Sistemas – UFMS

• MBA em Gestão de Negócios – ITA/ESPM

• Curso de Inspetor de Aviação Civil – IAC

• Comandante do Esquadrão de Formação em Ensaios em Voo

• Gerente Técnico dos Projetos AH-X e H-XBR

• Gerente Técnico do Projeto A-DARTER

• Instrutor da disciplina Aerodinâmica de Asas Rotativas do Curso de Segurança de Voo do CENIPA

• Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)

• Atualmente é Diretor de Ensino e instrutor da EFAI

• Instrutor de Voo da EFAI

• Coronel da Reserva da FAB

• Pilotou as seguintes aeronaves: A109, BH05, BH47, BK17, EC35, HU30, H350, H355, Kamov KA-32C (KA27), AS332 (AS32), Westland AH-11A (LYNX), Black Hawk (H60), Bell 206 (B06), Bell 407 (B407), Bell 412, (B412), Bell 430 (B430), Sea King (S61), EC120 (EC20), SA-316 Alouette III (ALO3), AH-1W Super Cobra (SUCO), MIL Mi-8 (MI8), Sikorsky S76; Tucano T-27, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, PA-34 Sêneca, Universal T-25 e Regente U-42

• Trabalhou na empresa: DCTA

LUIZ ALBERTO GOMES DE FIGUEIREDO

• Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília (UnB),1974)

• Engenheiro da Divisão de Engenharia de Sistemas e Propulsão

• Gerente de Engenharia

• Gerente de Certificação de Aeronaves

• Assistente da Gerencia da Qualidade

• Engenheiro de Desenvolvimento de Programas do Departamento de Projetos Avançados

• Trabalhou nos programas EMB110, EMB111, EMB120, EMB121, EMB312, CBA123, ERJ145, ERJ170, PHENON 30, LEGACY 450 e 500 e KC-390

• Instrutor da DCA-BR

• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: Tucano T-27, EMB110 Bandeirante P1 e K1, EMB120 Brasília, EMB170, EMB145 e EMB145 XR

• Trabalhou nas empresas: EMBRAER e DCA-BR

LUIZ MUNARETTO

• Piloto de Caça, 1°/4° GAv, 1982

• Piloto de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA, 1988

• Engenheiro Eletroeletrônico, UNIVAP, 1996

• Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 2000

• MBA em Gerenciamento de Projetos, FGV, 2006

• Instrutor do Cursos de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA

• Participou de voos de certificação nos EUA, França e Canadá

• Ministrou cursos de PEV-2 na EMBRAER

• Ministrou aulas no CENIPA

• Ministrou vários cursos de na área de certificação aeronáutica para a Força Aérea Colombiana

• Realizou o primeiro voo do protótipo NOVAER B-250

• Ministrou 2 cursos de Functional Check Flight (FCF) para a Força Aérea da Indonésia

• Vice-Diretor do IAE/DCTA

• Diretor do IFI/DCTA

• Coronel da Reserva da FAB

• Pilotou as seguintes aeronaves: F-5E, Mirage III, AM-X, Phantom F-4, A-4 Skyhawk, Tucano T-27, AT-26 Xavante, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, EMB135, EMB145, B737NG, C-115 Buffalo, Falcon 2000, Universal T-25, Regente U-42, PA-34 Sêneca, PA28 Corisco, HS-125,TZ-13 Blanik, ASK-21 e NOVAER B-250

• Atualmente é diretor proprietário da empresa Sirius Flight Test BR

• Trabalhou nas empresas: DCTA, DCA-BR e NOVAER

JOÃO BOSCO

• Piloto de Ensaios em Voo (Helicóptero) – EPNER/França

• Examinador Credenciado (Piloto) – ANAC

• MBA em Gestão Empresarial

• Chefe da PEV/IPD/CTA

• Diretor Técnico da Helibrás

• Diretor Industrial da Helibrás

• Atualmente é Diretor proprietário e instrutor da EFAI

• Coronel da Reserva da FAB

• Pilotou as seguintes aeronaves: SE 313, AS 316, AS 342, AS 321, S 587, H-13, Bell 205 UH-1H, Bell 206 Jet Ranger, BK 117, EC 120, AS 350, AS 355, AS 365, AS 330, EC 135, EC 155, H 269, SK 76, L-6, T-21, T22, T-6, T-37, UH-1H, EMB110 Bandeirante, AT-26 Xavante, C-115 Buffalo, T-25, Tucano T-27, T-17 e L-42

• Trabalhou nas empresas: DCTA e HELIBRAS

FÁBIO LAMEIRAS

• Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1994

• Engenheiro de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA, 1995

• Mestrado no ITA, 1998

• Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 2000

• Engenheiro de ensaios do voo do projeto AL-X

• Participou dos programas do míssil Piranha (MAA-1), AM-X, AL-X e I-X

• Instrutor do Cursos de Ensaios em Voo

• Diretor do Instituto de Pesquisa em Ensaios em Voo, IPEV/DCTA

• Coronel da Reserva da FAB

• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: F-5M, Mirage III, Mirage 2000, AM-X, F-16, F-18, Tucano T-27 , AT-26 Xavante, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, EMB190, EMB145, B737-200, C-91 Avro, VU-35 Learjet, C-23 Sherpa, T-25, PC-9 Pilatus e HS-125

• Pilotou as seguintes aeronaves: Cherokee, Tupi, PA-28 Corisco, PA-34 Sêneca, L-13 e ASK-21

• Trabalhou na empresa: DCTA

DIOGO MARTINS

• Bacharel em Ciências Aeronáuticas – Piloto Comercial, FTC, 2011

• Bacharel em Gestão de Aviação Civil, Univeritas, 2019

• Especialista em Tecnologia Aeronáutica, BIU Espanha, 2012

• Técnico em Eletrônica com experiência em Modernização de Aeronaves e Certificação

• Trabalhou no desenvolvimento e manutenção de Simuladores : F- 5; AS-350; T-27; Unasur ; AMX e Leo1A5

• Realizou cursos de sistemas avionicos como Pro-Line Fusion, EFI860 Universal e G1000

• Participou do programa de certificação do KC-390 realizando ensaios de qualificação usando a DO-160 (desenvolvimento e certificação)

• Deu suporte aos ensaios em voo dos sistemas de controle do motor do ERJ-190 E-2 da P&W

• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: C-130 ; AS-350

• Pilotou as seguintes aeronaves: C-172; AB-115; C-152; C-140; P28A; AMT-600; PA-34; P28R;

• Atualmente é diretor proprietário da empresa Sirius Flight Test BR

• Trabalhou nas empresas: PETROBRAS, AVIONICS SERVICES e AKAER

DÉCIO PULLIN

· Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1974

· Trabalhou no Grupo de Aerodinâmica no Ensaios em Túnel de Vento do Centro Técnico Aeroespacial (CTA/PLA)

· Atuou no desenvolvimento dos simuladores de voo do EMB 120 Brasília e do EMB 312 Tucano

· Foi professor do curso de Engenharia Mecânica–Aeronáutica, UFMG

· Criador dos cursos de Aerodinâmica e Estabilidade e Controle, UFMG

· Participou do desenvolvimento do CBA 123, do ERJ 145 e da família dos E-jets, Legacy, EMBRAER 190, dos Phenom 100 e 300 e do KC-390

· Participou da investigação de acidentes aéreos, auxiliando órgãos internacionais de investigação e de certificação, bem como a associação de pilotos.

· Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: CBA 123, EMB120 Brasilia, EMB145, Legacy 600, EMB 170 e EMB190

· Atualmente é diretor proprietário da empresa Pullinware Consultoria Aeroespacial, que presta consultoria em cálculos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade e controle de aeronaves.

· É o Mentor de Aerodinâmica e ministra aulas de Introdução a Engenharia Aeronáutica no curso de Especialização em Engenharia Aeronáutica (PEE) da EMBRAER

· Trabalhou nas empresas: CTA, ABC Simuladores, UFMG e EMBRAER

ARY GUIMARÃES NETO

  • Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1982
  • Engenheiro de Ensaios em Voo, USAF Test Pilot School – 1984
  • Mestrado em Mecânica do Voo e Dinâmica Orbital – ITA – 1997
  • MBA em Planejamento Estratégico e Empreendedorismo – ITA/ESPM – 2000
  • Instrutor do Curso de Ensaios em Voo
  • Instrutor no curso Functional Check Flight na Força Aérea da Indonésia
  • Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 1990
  • Participou do desenvolvimento e ensaios de aeronaves: AMX, Tucano (T-27), ALX (A-29), Novaer B-250
  • Participou do desenvolvimento e de ensaios de armamento e de sistemas (Mísseis Piranha e Phyton, Radar SCP-01)
  • Possui aproximadamente 2.000 hs de voo em ensaios em mais de trinta aeronaves diferentes
  • Principais aeronaves voadas: F-103 – Mirage, YT-17, F-5 – Tiger, T-25, AT-26 – Xavante, HS-125, Brasília, Xingu, Bandeirante, C-130, C-115, B-707, C-105 (Amazonas), F-4, T-33, T-38, LEAR Jet, A-7 Bulldog, A-6, KC-135, A-37, UV-18, Alpha Jet, Pilatus PC-7, Aermachi 339, G-222, U6A – Beaver, T-2 BAe Hawk, T-39A – Sabreliner, S-3A – Viking, Cessna Caravan, Cessna 425, e C-141
  • Trabalhou no Comando da Aeronáutica/DCTA, FT Sistemas e NOVAER