Instrutores

RICARDO PENNA (INSTRUTOR CONVIDADO)

  • Graduado pela Academia da Força Aérea
  • Experimental Test Pilot  – (CEV 1998 )
  • Ensaios em voo de desempenho, Previsão de desempenho e Certificação de desempenho – Kansas University (2002)
  • Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continua – Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA – 2006)
  • Piloto de Caça de várias unidades, incluindo o 1 GAvCa
  • Piloto de Provas da FAB
  • Instrutor do Curso de Ensaios em Voo (2000 a 2002)
  • Piloto de Provas e Checador da ANAC (2005 a 2012)
  • Piloto de Provas da Embraer (2013 a 2014)
  • Instrutor de simuladores da CAE Simuflight (2015)
  • Atualmente na Aviação Executiva (Gulfstream 150)
  • Voou várias aeronaves , incluindo F-15, F-16, F-18, C-130 e KC-135
  • Possui mais de 6500 horas de voo e habilitação nas seguintes aeronaves: Planadores, T-25, T-27, A-29, Xavante, F-5, AMX, Mirage III, A-4, E-110, E-120, E-145, E-170, E-190, Phenom 100, Phenom 300, Falcon 7X, Airbus 340, Cessna Mustang, Embraer Legacy 500
  • Membro da Society of Experimental Test Pilots (SETP).

THIAGO ALEXANDRE DA SILVA FATORELLI

• Curso de Ensaios em Voo (Helicópteros) – DCTA/IAE/AEV

• Instrutor da disciplina Aerodinâmica de Helicópteros, Desempenho de Helicópteros, e Qualidades de voo de Helicópteros

• Instrutor de Voo IFR e NVG/NVIS

• Tenente Coronel do Exército Brasileiro

• Pilotou as seguintes aeronaves: A109, BH05, BH47, BK17, EC35, HU30, H350, H355, Kamov KA-32C (KA27), AS332 (AS32), Westland AH-11A (LYNX), Black Hawk (H60), Bell 206 (B06), Bell 407 (B407), Bell 412, (B412), Bell 430 (B430), Sea King (S61), EC120 (EC20), SA-316 Alouette III (ALO3), AH-1W Super Cobra (SUCO), MIL Mi-8 (MI8), Sikorsky S76.

NELSON PAIVA OLIVEIRA LEITE

• Engenheiro Eletrônico pela Universidade Gama Filho (1981)

• Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997)

• Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (2007)

• Desde 1981 trabalhou no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e no do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

• Atuou como pesquisador e coordenador cientifico em projetos de desenvolvimento e validação experimental de novas ferramentas de ensaios em voo

• Em 2006, na ativação do GEEV, ele foi o criador e chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD)

• Participou da criação do Curso de Ensaios em Voo (CEV) no qual ministrou diversos cursos

• Tem experiência na área de engenharia aeroespacial, com ênfase em Ensaios em Voo, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação de parâmetros, calibração e determinação de incerteza da medição, sistemas em tempo real, telemetria, técnicas de ensaios em voo, sistema de navegação global por satélite (GNSS), determinação da atitude, instrumentação de ensaios em voo, comutação por código de pulsos (PCM) e instrumentação em redes (iNet)

• Como pesquisador ele foi o gerente dos projetos FINEP-TLM, FINEP-RXTLM, FINEP-FEV e FAPESP que permitiram o desenvolvimento e validação experimental de novos meios de ensaios em voo tais como: Simulador de Ensaios em Voo (SEV); Sistema de Trajetografia Óptico (SisTrO);  Sistema Embarcado de Apresentação de Dados em Dispositivos Móveis (iSAD); e Sistema de Recepção e de Aquisição e Processamento de Dados em Tempo Real da Estação de Telemetria do IPEV. Possui diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos internacionais (e.g., IEEE, ETC, ITC, ETTC, ION, ION-NTM e SFTE)

LUIZ ALBERTO GOMES DE FIGUEIREDO

• Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília (UnB),1974)

• Engenheiro da Divisão de Engenharia de Sistemas e Propulsão

• Gerente de Engenharia

• Gerente de Certificação de Aeronaves

• Assistente da Gerencia da Qualidade

• Engenheiro de Desenvolvimento de Programas do Departamento de Projetos Avançados

• Trabalhou nos programas EMB110, EMB111, EMB120, EMB121, EMB312, CBA123, ERJ145, ERJ170, PHENON 30, LEGACY 450 e 500 e KC-390

• Instrutor da DCA-BR

• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: Tucano T-27, EMB110 Bandeirante P1 e K1, EMB120 Brasília, EMB170, EMB145 e EMB145 XR

• Trabalhou nas empresas: EMBRAER e DCA-BR

AUGUSTO OTERO

• Engenheiro Aeronáutico, de Armamento Aéreo e de Ensaios em Voo

• Instrutor do Curso de Armamento Aéreo e do Curso de Ensaios em Voo

• MBA em Gestão Estratégica de Negócios e em Gestão por Processos

• Cursos de Gestão de Projetos (abordagem PMI); Negociação de contratos internacionais; e ISO 9001:2008 (Sistema e Auditoria)

• Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e Mestrado em Ciências Aeroespaciais

• Chefe da Engenharia de Ensaio em Voo e Suporte Técnico no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo

• Engenheiro de Ensaio em Voo no Programa AM-X na Itália

• Gerente Técnico no Programa AM-X e do projeto A-1M

• Chefe da Divisão de Sistemas de Defesa do Instituto de Aeronáutica e Espaço

• Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na Embraer

• Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

• Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço

• Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

• Brigadeiro da reserva da Força Aérea Brasileira

• Aeronaves voadas na condição de engenheiro de Ensaios em Voo: T-25 – Universal; T-27 – Tucano; A-T-26 – Xavante; A-1B – AM-X; F-5B e F-5F – Tiger; F-103D – Mirage; C-95 – Bandeirante; C-97 – Brasília; EMB-121 – Xingu; CBA-123;; R-35A – Learjet – F-16D BK50 – Fight Falcon; Mirage 2000-5; F-39D – Gripen; C-130 – Hércules; C-115 – Búfalo; KC-137 – Boeing

LUIZ MUNARETTO

• Piloto de Caça, 1°/4° GAv, 1982

• Piloto de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA, 1988

• Engenheiro Eletroeletrônico, UNIVAP, 1996

• Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 2000

• MBA em Gerenciamento de Projetos, FGV, 2006

• Instrutor do Cursos de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA

• Participou de voos de certificação nos EUA, França e Canadá

• Ministrou cursos de PEV-2 na EMBRAER

• Ministrou aulas no CENIPA

• Ministrou vários cursos de na área de certificação aeronáutica para a Força Aérea Colombiana

• Realizou o primeiro voo do protótipo NOVAER B-250

• Ministrou 2 cursos de Functional Check Flight (FCF) para a Força Aérea da Indonésia

• Vice-Diretor do IAE/DCTA

• Diretor do IFI/DCTA

• Coronel da Reserva da FAB

• Pilotou as seguintes aeronaves: F-5E, Mirage III, AM-X, Phantom F-4, A-4 Skyhawk, Tucano T-27, AT-26 Xavante, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, EMB135, EMB145, B737NG, C-115 Buffalo, Falcon 2000, Universal T-25, Regente U-42, PA-34 Sêneca, PA28 Corisco, HS-125,TZ-13 Blanik, ASK-21 e NOVAER B-250

• Atualmente é diretor proprietário da empresa Sirius Flight Test BR

• Trabalhou nas empresas: DCTA, DCA-BR e NOVAER

JOÃO BOSCO

• Piloto de Ensaios em Voo (Helicóptero) – EPNER/França

• Examinador Credenciado (Piloto) – ANAC

• MBA em Gestão Empresarial

• Chefe da PEV/IPD/CTA

• Diretor Técnico da Helibrás

• Diretor Industrial da Helibrás

• Atualmente é Diretor proprietário e instrutor da EFAI

• Coronel da Reserva da FAB

• Pilotou as seguintes aeronaves: SE 313, AS 316, AS 342, AS 321, S 587, H-13, Bell 205 UH-1H, Bell 206 Jet Ranger, BK 117, EC 120, AS 350, AS 355, AS 365, AS 330, EC 135, EC 155, H 269, SK 76, L-6, T-21, T22, T-6, T-37, UH-1H, EMB110 Bandeirante, AT-26 Xavante, C-115 Buffalo, T-25, Tucano T-27, T-17 e L-42

• Trabalhou nas empresas: DCTA e HELIBRAS

FÁBIO LAMEIRAS

• Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1994

• Engenheiro de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA, 1995

• Mestrado no ITA, 1998

• Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 2000

• Engenheiro de ensaios do voo do projeto AL-X

• Participou dos programas do míssil Piranha (MAA-1), AM-X, AL-X e I-X

• Instrutor do Cursos de Ensaios em Voo

• Diretor do Instituto de Pesquisa em Ensaios em Voo, IPEV/DCTA

• Coronel da Reserva da FAB

• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: F-5M, Mirage III, Mirage 2000, AM-X, F-16, F-18, Tucano T-27 , AT-26 Xavante, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, EMB190, EMB145, B737-200, C-91 Avro, VU-35 Learjet, C-23 Sherpa, T-25, PC-9 Pilatus e HS-125

• Pilotou as seguintes aeronaves: Cherokee, Tupi, PA-28 Corisco, PA-34 Sêneca, L-13 e ASK-21

• Trabalhou na empresa: DCTA

EDMUNDO PRADO (INSTRUTOR CONVIDADO)

  • Piloto Comercial com mais de 5.000 voadas
  • Curso de instrutor de Voo – 2013 ACSJC
  • Bacharel em Análise de sistemas – 2004
  • Aeronaves: E120, B727-200, B737-300/400, B737-800/8-MAX
  • Empresas que voou: Airminas, Webjet, Rio Linhas Aéreas
  • Atualmente voando para Gol Linhas Aéreas

DÉCIO PULLIN

· Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1974

· Trabalhou no Grupo de Aerodinâmica no Ensaios em Túnel de Vento do Centro Técnico Aeroespacial (CTA/PLA)

· Atuou no desenvolvimento dos simuladores de voo do EMB 120 Brasília e do EMB 312 Tucano

· Foi professor do curso de Engenharia Mecânica–Aeronáutica, UFMG

· Criador dos cursos de Aerodinâmica e Estabilidade e Controle, UFMG

· Participou do desenvolvimento do CBA 123, do ERJ 145 e da família dos E-jets, Legacy, EMBRAER 190, dos Phenom 100 e 300 e do KC-390

· Participou da investigação de acidentes aéreos, auxiliando órgãos internacionais de investigação e de certificação, bem como a associação de pilotos.

· Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: CBA 123, EMB120 Brasilia, EMB145, Legacy 600, EMB 170 e EMB190

· Atualmente é diretor proprietário da empresa Pullinware Consultoria Aeroespacial, que presta consultoria em cálculos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade e controle de aeronaves.

· É o Mentor de Aerodinâmica e ministra aulas de Introdução a Engenharia Aeronáutica no curso de Especialização em Engenharia Aeronáutica (PEE) da EMBRAER

· Trabalhou nas empresas: CTA, ABC Simuladores, UFMG e EMBRAER

DAVID BRANCO (INSTRUTOR CONVIDADO)

· Graduado pela Academia da Força Aérea (1984)

· Piloto de Helicóptero na FAB em missões de Busca e Salvamento e Apoio Aéreo Aproximado

· Especialização em Segurança de Voo desde 1987, com cursos no CENIPA, NTSB, FAA, USAF, University of Southern California e Embry-Riddle Aeronautical University

· Piloto de Ensaios em Voo (PEV-2) na Embraer por 18 anos (2002 a 2020)

· Aeronaves voadas: Embraer AT-26, Learjet 35A, Cessna 208 Caravan, Bell H-13, Bell UH-1H, Bell 212/412, Helibras HB-350, Embraer E110, E120, E145, E170/190, Phenom 100/300, Praetor 500/600, Embraer KC-390

· Horas de voo: 7.500h

· Produtor do canal Branco Aviação – Youtube

ARY GUIMARÃES NETO

  • Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1982
  • Engenheiro de Ensaios em Voo, USAF Test Pilot School – 1984
  • Mestrado em Mecânica do Voo e Dinâmica Orbital – ITA – 1997
  • MBA em Planejamento Estratégico e Empreendedorismo – ITA/ESPM – 2000
  • Instrutor do Curso de Ensaios em Voo
  • Instrutor no curso Functional Check Flight na Força Aérea da Indonésia
  • Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 1990
  • Participou do desenvolvimento e ensaios de aeronaves: AMX, Tucano (T-27), ALX (A-29), Novaer B-250
  • Participou do desenvolvimento e de ensaios de armamento e de sistemas (Mísseis Piranha e Phyton, Radar SCP-01)
  • Possui aproximadamente 2.000 hs de voo em ensaios em mais de trinta aeronaves diferentes
  • Principais aeronaves voadas: F-103 – Mirage, YT-17, F-5 – Tiger, T-25, AT-26 – Xavante, HS-125, Brasília, Xingu, Bandeirante, C-130, C-115, B-707, C-105 (Amazonas), F-4, T-33, T-38, LEAR Jet, A-7 Bulldog, A-6, KC-135, A-37, UV-18, Alpha Jet, Pilatus PC-7, Aermachi 339, G-222, U6A – Beaver, T-2 BAe Hawk, T-39A – Sabreliner, S-3A – Viking, Cessna Caravan, Cessna 425, e C-141
  • Trabalhou no Comando da Aeronáutica/DCTA, FT Sistemas e NOVAER