Instrutores
VENÂNCIO ALVARENGA GOMES
• Engenheiro Aeronáutico – ITA
• Engenheiro de Ensaios em Voo (Aviões) – PEV/IPD/CTA
• Engenheiro de Ensaios em Voo (Helicóptero) – EPNER/França
• Instrutor dos Cursos de Ensaios em Voo (CEV) e de Preparação de Pessoal de Recebimento de Aeronaves (CPRA)
• Instrutor do CENIPA / Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI/CTA
• Professor Universitário em Graduação – Universidade Brás Cubas
• MBA em Gestão de Negócios e Marketing – ITA/ESPM
• MBA em Gestão Pública – UNIFA-UFF
• Mestre em Ciências Aeroespaciais – UNIFA
• Chefe da Divisão de Homologação Militar – FHM/IFI/CTA / Vice-Diretor de Aeronáutica do IAE/CTA
• Chefe da Divisão de Ensaios em Voo – AEV/IAE/CTA / Brigadeiro da Reserva da FAB
• Subdiretor de Empreendimentos do CTA / Subdiretor de Patrimônio da DIRENG
• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: BELL UH-1H; BELL 47; BELL 206; BELL 222; BELL 230; BELL 407; BELL 430; Agusta A109/AII; Robson R22; Esquilo AS-350 e AS-355; Sikorsky S-58T; Dauphin AS 360 e 363N1; Puma AS 330 e Super-Puma AS 333; McDonnell Douglas MD 600 e MD 900; T-25; Regente L-42; Tucano T-27; Tangará T-17; Bandeirante EMB-110, Brasília EMB-120; Xingu EMB-121; Beechcraft King Air 300; Bombardier RJ CL-600-2B19; Xavante AT-26; Patrulha P-95; Tiger F-5; T-38; Mirage F-103 e AMX A-1
• Trabalhou nas empresas: DCTA e AVIBRAS
SILVIO LUCIO CUNHA BASTOS
- Curso de Formação de Oficiais Aviadores: Academia da Força Aérea, 1992
- Curso de Ensaios em Voo (Helicópteros) – DCTA/IPEV, 2005
- Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo
- Gerente Técnico do Projeto H-XBr
- Chefe da Divisão de Formação em Ensaios em Voo do IPEV
- Coordenador do Curso de Ensaios em Voo – Modalidade Asas Rotativas
- Instrutor do Curso de Ensaios em Voo
- Coronel da Reserva da FAB
- Possui mais de 3500 horas de voo
- Pilotou as seguintes aeronaves: AS-350; AS-355; Bell205; Sikorsky S-70; EMB110 Bandeirante; EMB 312 Tucano; EMB120 Brasília
- Trabalhou no Comando da Aeronáutica/DCTA
NILTON CÍCERO ALVES
• Curso de Ensaios em Voo (Helicópteros) – CTA/IAE/AEV
• Pós-Graduação em Análises de Sistemas – UFMS
• MBA em Gestão de Negócios – ITA/ESPM
• Curso de Inspetor de Aviação Civil – IAC
• Comandante do Esquadrão de Formação em Ensaios em Voo
• Gerente Técnico dos Projetos AH-X e H-XBR
• Gerente Técnico do Projeto A-DARTER
• Instrutor da disciplina Aerodinâmica de Asas Rotativas do Curso de Segurança de Voo do CENIPA
• Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
• Atualmente é Diretor de Ensino e instrutor da EFAI
• Instrutor de Voo da EFAI
• Coronel da Reserva da FAB
• Pilotou as seguintes aeronaves: A109, BH05, BH47, BK17, EC35, HU30, H350, H355, Kamov KA-32C (KA27), AS332 (AS32), Westland AH-11A (LYNX), Black Hawk (H60), Bell 206 (B06), Bell 407 (B407), Bell 412, (B412), Bell 430 (B430), Sea King (S61), EC120 (EC20), SA-316 Alouette III (ALO3), AH-1W Super Cobra (SUCO), MIL Mi-8 (MI8), Sikorsky S76; Tucano T-27, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, PA-34 Sêneca, Universal T-25 e Regente U-42
• Trabalhou na empresa: DCTA
LUIZ ALBERTO GOMES DE FIGUEIREDO
• Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília (UnB),1974)
• Engenheiro da Divisão de Engenharia de Sistemas e Propulsão
• Gerente de Engenharia
• Gerente de Certificação de Aeronaves
• Assistente da Gerencia da Qualidade
• Engenheiro de Desenvolvimento de Programas do Departamento de Projetos Avançados
• Trabalhou nos programas EMB110, EMB111, EMB120, EMB121, EMB312, CBA123, ERJ145, ERJ170, PHENON 30, LEGACY 450 e 500 e KC-390
• Instrutor da DCA-BR
• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: Tucano T-27, EMB110 Bandeirante P1 e K1, EMB120 Brasília, EMB170, EMB145 e EMB145 XR
• Trabalhou nas empresas: EMBRAER e DCA-BR
LUIZ MUNARETTO
• Piloto de Caça, 1°/4° GAv, 1982
• Piloto de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA, 1988
• Engenheiro Eletroeletrônico, UNIVAP, 1996
• Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 2000
• MBA em Gerenciamento de Projetos, FGV, 2006
• Instrutor do Cursos de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA
• Participou de voos de certificação nos EUA, França e Canadá
• Ministrou cursos de PEV-2 na EMBRAER
• Ministrou aulas no CENIPA
• Ministrou vários cursos de na área de certificação aeronáutica para a Força Aérea Colombiana
• Realizou o primeiro voo do protótipo NOVAER B-250
• Ministrou 2 cursos de Functional Check Flight (FCF) para a Força Aérea da Indonésia
• Vice-Diretor do IAE/DCTA
• Diretor do IFI/DCTA
• Coronel da Reserva da FAB
• Pilotou as seguintes aeronaves: F-5E, Mirage III, AM-X, Phantom F-4, A-4 Skyhawk, Tucano T-27, AT-26 Xavante, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, EMB135, EMB145, B737NG, C-115 Buffalo, Falcon 2000, Universal T-25, Regente U-42, PA-34 Sêneca, PA28 Corisco, HS-125,TZ-13 Blanik, ASK-21 e NOVAER B-250
• Atualmente é diretor proprietário da empresa Sirius Flight Test BR
• Trabalhou nas empresas: DCTA, DCA-BR e NOVAER
JOÃO BOSCO
• Piloto de Ensaios em Voo (Helicóptero) – EPNER/França
• Examinador Credenciado (Piloto) – ANAC
• MBA em Gestão Empresarial
• Chefe da PEV/IPD/CTA
• Diretor Técnico da Helibrás
• Diretor Industrial da Helibrás
• Atualmente é Diretor proprietário e instrutor da EFAI
• Coronel da Reserva da FAB
• Pilotou as seguintes aeronaves: SE 313, AS 316, AS 342, AS 321, S 587, H-13, Bell 205 UH-1H, Bell 206 Jet Ranger, BK 117, EC 120, AS 350, AS 355, AS 365, AS 330, EC 135, EC 155, H 269, SK 76, L-6, T-21, T22, T-6, T-37, UH-1H, EMB110 Bandeirante, AT-26 Xavante, C-115 Buffalo, T-25, Tucano T-27, T-17 e L-42
• Trabalhou nas empresas: DCTA e HELIBRAS
FÁBIO LAMEIRAS
• Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1994
• Engenheiro de Ensaios em Voo, IPEV/DCTA, 1995
• Mestrado no ITA, 1998
• Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 2000
• Engenheiro de ensaios do voo do projeto AL-X
• Participou dos programas do míssil Piranha (MAA-1), AM-X, AL-X e I-X
• Instrutor do Cursos de Ensaios em Voo
• Diretor do Instituto de Pesquisa em Ensaios em Voo, IPEV/DCTA
• Coronel da Reserva da FAB
• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: F-5M, Mirage III, Mirage 2000, AM-X, F-16, F-18, Tucano T-27 , AT-26 Xavante, EMB110 Bandeirante, EMB120 Brasilia, EMB190, EMB145, B737-200, C-91 Avro, VU-35 Learjet, C-23 Sherpa, T-25, PC-9 Pilatus e HS-125
• Pilotou as seguintes aeronaves: Cherokee, Tupi, PA-28 Corisco, PA-34 Sêneca, L-13 e ASK-21
• Trabalhou na empresa: DCTA
DIOGO MARTINS
• Bacharel em Ciências Aeronáuticas – Piloto Comercial, FTC, 2011
• Bacharel em Gestão de Aviação Civil, Univeritas, 2019
• Especialista em Tecnologia Aeronáutica, BIU Espanha, 2012
• Técnico em Eletrônica com experiência em Modernização de Aeronaves e Certificação
• Trabalhou no desenvolvimento e manutenção de Simuladores : F- 5; AS-350; T-27; Unasur ; AMX e Leo1A5
• Realizou cursos de sistemas avionicos como Pro-Line Fusion, EFI860 Universal e G1000
• Participou do programa de certificação do KC-390 realizando ensaios de qualificação usando a DO-160 (desenvolvimento e certificação)
• Deu suporte aos ensaios em voo dos sistemas de controle do motor do ERJ-190 E-2 da P&W
• Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: C-130 ; AS-350
• Pilotou as seguintes aeronaves: C-172; AB-115; C-152; C-140; P28A; AMT-600; PA-34; P28R;
• Atualmente é diretor proprietário da empresa Sirius Flight Test BR
• Trabalhou nas empresas: PETROBRAS, AVIONICS SERVICES e AKAER
DÉCIO PULLIN
· Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1974
· Trabalhou no Grupo de Aerodinâmica no Ensaios em Túnel de Vento do Centro Técnico Aeroespacial (CTA/PLA)
· Atuou no desenvolvimento dos simuladores de voo do EMB 120 Brasília e do EMB 312 Tucano
· Foi professor do curso de Engenharia Mecânica–Aeronáutica, UFMG
· Criador dos cursos de Aerodinâmica e Estabilidade e Controle, UFMG
· Participou do desenvolvimento do CBA 123, do ERJ 145 e da família dos E-jets, Legacy, EMBRAER 190, dos Phenom 100 e 300 e do KC-390
· Participou da investigação de acidentes aéreos, auxiliando órgãos internacionais de investigação e de certificação, bem como a associação de pilotos.
· Participou de voos de ensaios das seguintes aeronaves: CBA 123, EMB120 Brasilia, EMB145, Legacy 600, EMB 170 e EMB190
· Atualmente é diretor proprietário da empresa Pullinware Consultoria Aeroespacial, que presta consultoria em cálculos de aerodinâmica, desempenho e estabilidade e controle de aeronaves.
· É o Mentor de Aerodinâmica e ministra aulas de Introdução a Engenharia Aeronáutica no curso de Especialização em Engenharia Aeronáutica (PEE) da EMBRAER
· Trabalhou nas empresas: CTA, ABC Simuladores, UFMG e EMBRAER
ARY GUIMARÃES NETO
- Engenheiro Aeronáutico, ITA, 1982
- Engenheiro de Ensaios em Voo, USAF Test Pilot School – 1984
- Mestrado em Mecânica do Voo e Dinâmica Orbital – ITA – 1997
- MBA em Planejamento Estratégico e Empreendedorismo – ITA/ESPM – 2000
- Instrutor do Curso de Ensaios em Voo
- Instrutor no curso Functional Check Flight na Força Aérea da Indonésia
- Representante da FAB no Programa AM-X, Itália, 1990
- Participou do desenvolvimento e ensaios de aeronaves: AMX, Tucano (T-27), ALX (A-29), Novaer B-250
- Participou do desenvolvimento e de ensaios de armamento e de sistemas (Mísseis Piranha e Phyton, Radar SCP-01)
- Possui aproximadamente 2.000 hs de voo em ensaios em mais de trinta aeronaves diferentes
- Principais aeronaves voadas: F-103 – Mirage, YT-17, F-5 – Tiger, T-25, AT-26 – Xavante, HS-125, Brasília, Xingu, Bandeirante, C-130, C-115, B-707, C-105 (Amazonas), F-4, T-33, T-38, LEAR Jet, A-7 Bulldog, A-6, KC-135, A-37, UV-18, Alpha Jet, Pilatus PC-7, Aermachi 339, G-222, U6A – Beaver, T-2 BAe Hawk, T-39A – Sabreliner, S-3A – Viking, Cessna Caravan, Cessna 425, e C-141
- Trabalhou no Comando da Aeronáutica/DCTA, FT Sistemas e NOVAER