Primeira reunião de coordenação acadêmica da Turma Sirius Delta

A quarta turma da pós-graduação em ensaios em voo da SIRIUS-ETEP realizou a 1ª reunião de coordenação acadêmica em 14 de setembro, quatro semanas após o início das atividades acadêmicas no formato Ensaio A Distância.

A pós-graduação em ensaios em voo da SIRIUS-ETEP é um curso de dupla titulação, pois os alunos recebem, ainda, o certificado de Pilotos de Ensaios em Voo Nível 2 (PEV), e é formatado em dois módulos. O primeiro módulo, no formato EAD, aborda toda a parte teórica de ensaios em voo. São ministradas aulas de Familiarização Aeronáutica (para não pilotos); Fundamentos de Ensaios em Voo; Aerodinâmica; Desempenho; Qualidades de Voo; Motores e Sistemas Mecânicos; e Sistemas Aviônicos.

O segundo módulo, no formato semi-presencial, aborda a parte prática de ensaios em voo. São ministradas aulas de Gestão de Ensaios em Voo; Instrução Técnica de Aeronaves; Aprontos para os Voos de Ensaios, e realizados os voos de ensaios em simuladores e aeronave.

Para a conclusão da pós-graduação os alunos realizarão uma avaliação de aeronave como trabalho final de curso. Neste trabalho terão a oportunidade de planejar, executar e documentar uma avaliação de aeronave utilizando todos os conhecimentos e técnicas de ensaios em voo.

A agenda da primeira reunião abordou as características, vantagens, desvantagens e comprometimento nos cursos na modalidade EAD; o modelo de acompanhamento acadêmico da Turma; o cronograma do primeiro módulo; o modelo de avaliação; as lives que serão realizadas; e importância da voz dos alunos para a melhoria contínua do curso de ensaios em voo da SIRIUS FTBR.As reuniões de coordenação ocorrerão mensalmente até o término da pós-graduação previsto para setembro de 2024.

A todos os nossos alunos, nossos cumprimentos pela decisão de aproveitar uma oportunidade única no mercado civil para se especializarem na fascinante área de ensaios em voo! Força e sucesso a todos!

FORMATURA TURMA SIRIUS BRAVO

No dia 28 de julho, a ETEP e a SIRIUS FLIGHT TEST BR realizaram a formatura da segunda turma de Pós-graduação em Ensaios em Voo, da terceira de Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2, e a entrega dos certificados de participação no Curso de Instrumentação.

Os concludentes do Curso de Pós-graduação em Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2 foram: CMTE Daniel Furlani; CMTE Edemilson Lopes; ENG. Gustavo Seiko; CMTE Heitor Munaretto; CMTE Fábio Perez; CMTE Flávio Varandas; CMTE Ivan Crespi; ENG. Luis Castillo; CMTE Régis de Mello; e CMTE Vladimir Malvestio.

0Os concludentes do Curso de Instrumentação de Ensaios em Voo foram: ENG. Anastácio Barros; ENG. André Junior; ENG. Alexandre Alves; ENG Alexandre Alencar; ENG. Matheus Silvestre; ENG. Yasmin Castro; TÉC. Gustavo Ortiz; TÉC. João Luis Fioravante; TÉC. Matheus Funashima; e TÉC. Nathan Martins.

O Prêmio Tenente Brigadeiro Nelson Taveira foi entregue ao ENG. Luis Castillo por ter obtido o melhor desempenho global da pós-graduação em ensaios em voo da turma SIRIUS BRAVO.

Por questões de trabalho, o ENG. Luis Castillo não pode comparecer. O Prêmio foi recebido pelo seu companheiro de voo na fase prática do curso, CMTE Flávio Varandas, das mãos da Sra. Divone Taveira

O prêmio Engenheiro Kovacs, foi entregue ao ENG. Gustavo Seiko pelo seu desempenho acadêmico na turma SIRIUS BRAVO.

O Prêmio Embraer foi entregue ao CMTE Régis de Mello pelo seu desempenho acadêmico no curso, modalidade avião.

O Prêmio Brigadeiro Aldo da Rosa foi entregue ao CMTE Daniel Furlani pelo seu desempenho acadêmico no curso, modalidade helicóptero.

Durante a cerimônia a SIRIUS FLIGHT TEST BR homenageou o parceiro estratégico:  Escola de Aviação EFAI, na pessoa do CMTE João Bosco, e família do Ten. Brig. Taveira, na pessoa de sua esposa, Sra. Divone Taveira, por representar todo o seu legado para a comunidade de ensaios em voo no Brasil.

O Orador da Turma SIRIUS BRAVO, CMTE Edemilson Lopes, destacou a satisfação de concluir esta especialização impar na América Latina, e o paraninfo da Turma, ENG. Augusto Otero, deu as boas vindas aos novos integrantes da comunidade de ensaios em voo.

A competência da SIRIUS FLIGHT TEST BR em ministrar, para o mercado civil, um curso único na America Latina, a Pós-graduação Latu Sensu em Ensaios em Voo, e o curso de Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2 (PEV-2), advém do seu corpo docente experiente e da infraestrutura de ensino à distância, simuladores e aeronaves disponíveis. Os instrutores são egressos do atual Instituo de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e de empresas como a EMBRAER.

A SIRIUS FLIGHT TEST BR parabeniza todos os concludentes dos cursos.

Sejam todos muitos felizes com suas novas capacitações. As usem com sabedoria.

Turma DELTA em formação – Pós-graduação em Engenharia e Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Provas Nível 2 (PEV-2)

Enquanto organiza a cerimônia de formatura da Turma BRAVO, a SIRIUS Flight Test-BR está com as inscrições abertas para a formação da Turma DELTA para os Cursos de Pós-graduação em Engenharia e Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Provas Nível 2 (PEV-2).

Formatura da Turma CHALIE – Fev 2023

Os Cursos tem duração de 14 meses e estão organizados em 2 módulos. O primeiro Teórico para Ensaios em Voo e o segundo de Gestão e Prática de Ensaios em Voo. Cada módulo tem duração de sete meses, sendo o primeiro EAD e o segundo misto de EAD e presencial.

Início de uma vídeo – aula; Instrução em simulador; voo de ensaio

O início dos Cursos está previsto para 18 de agosto.

Os Cursos são direcionados aos profissionais de nível superior que atuam ou querem atuar na área aeronáutica, e aos pilotos da aviação em geral.

Venha fazer parte da família Ensaio em Voo no Brasil!

Comandante FURLANI encerrou com sucesso a fase prática da Turma BRAVO na Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo, Nível 2 (PEV-2) na modalidade Helicóptero.

Na semana de 9 de julho de 2023, o Comandante FURLANI realizou os voos previstos no Curso de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e PEV-2 na modalidade Helicóptero, da ETEP/SIRIUS FT-BR. Os voos ocorreram na Escola de Aviação EFAI (Pará de Minas-MG), parceira da SIRIUS FT-BR, sob instrução e avaliação do Comandante BOSCO (Prova 10). Foram realizados três voos para aplicação das Técnicas de Ensaios em Voo, sendo dois no helicóptero Schweizer 269C-1 e um (voo de avaliação final) no helicóptero Esquilo H-125.

 

Para esta fase do curso, foram emitidas três ordens de ensaios (OEs) para avaliação do Schweizer 269C-1 e uma OE para avaliação do Esquilo H-125. Em cada OE foi proposto um cenário de voo com diversas situações que devem ser respondidas por meio de um planejamento adequado, confecção de cartões de voo, briefing, execução do voo com coleta de dados e elaboração de relatórios para cada aeronave avaliada.

Com o objetivo de avaliar o Schweizer 269C-1 a primeira OE visou à coleta de dados de potência no pairado dentro e fora do efeito solo com três pesos diferentes, através de lastros ancorados na estrutura da aeronave. Para este ensaio foi utilizado o método do pairado livre auxiliado por trena laser como técnica de ensaios em voo. A segunda OE contemplou as verificações funcionais do helicóptero em voo nivelado a fim de levantar o gráfico de velocidade em função da pressão de admissão do motor. Neste ensaio foi possível obter a velocidade de menor potência necessária no voo nivelado, a velocidade de alcance máximo e a velocidade máxima em voo nivelado, assim como comparar os resultados obtidos com os valores apresentados no manual do fabricante. A terceira OE englobou a avaliação do desempenho da aeronave em voo de subida em potência máxima contínua e descida em autorrotação em diversas velocidades.

As informações obtidas nos voos de ensaio permitiram ao Comandante FURLANI responder aos questionamentos propostos nas OEs, validar pontos disponíveis no manual de voo e levantar curvas de desempenho que não estão disponíveis no referido manual.

Na avaliação final no helicóptero Esquilo H-125, o cenário de voo proposto englobou verificações sobre o voo pairado dentro e fora do efeito solo, desempenho em voo nivelado, subidas em potência máxima contínua, descidas em autorrotação e sistemas de bordo. Neste contexto, foi disponibilizada uma hora de voo para a avaliação do H-125, o que exigiu um bom planejamento, a aplicação de todos os conceitos e técnicas de ensaios em voo ministradas durante o curso, bem como uma combinação de gerenciamento e execução do ensaio por parte do Comandante FURLANI.  Assim, foram verificadas as características de desempenho e o comportamento dos sistemas de bordo.

Realizados os voos, o Comandante FURLANI documentará os resultados de avaliação do helicóptero Schweizer 269C-1 e do Esquilo H-125 nos respectivos Relatórios de Ensaios em Voo, os quais serão apresentados como atividade final do curso.

Parabéns ao Comandante FURLANI por superar mais essa fase na busca do certificado de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo, Nível 2 na modalidade Helicóptero.

Comandante LOPES – Turma BRAVO encerra com sucesso a fase prática da Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo – Helicóptero e Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2 (PEV-2) – Helicóptero.

Na semana de 25 de junho a primeiro de julho, o Comandante LOPES realizou os quatro voos previsto nos Cursos de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo – Helicóptero e PEV-2 – Helicóptero, da ETEP/SIRIUS FTBR.

Os voos foram realizados em Pará de Minas – MG, na Escola de Aviação EFAI, parceira da SIRIUS nos Cursos, e contou com a Instrução e Avaliação do Comandante BOSCO – Prova 10, nas Técnicas de Ensaios em Voo (TEV) e no voo de avaliação final.

Foram realizados três voos no helicóptero Schweizer, seguindo Ordens de Ensaios para: 1) Obter dados de potência em voo pairado dentro do efeito solo e verificar os aspectos de potência em voo pairado fora do efeito solo, e compará-los com as informações constantes no Manual de Voo. Neste ensaio a TEV utilizada foi o método do pairado livre com uso de trena a laser; 2) Executar verificações funcionais do helicóptero em  condições de voo nivelado, tais como: obter a curva de pressão (mainfold pressure) em função da velocidade, determinar a máxima velocidade horizontal (VH), determinar o consumo em voo nivelado na VH, e comparar os resultados com as informações constantes no Manual de Voo; 3) Executar verificações funcionais do helicóptero nas condições de voo de subida e descida, tais como: determinar a razão de subida em diversas velocidades, determinar a razão de descida em diversas velocidades, obter a curva razão de subida e razão de descida em função da velocidade, nas condições ensaiadas, e comparar os resultados com as informações constantes no Manual de Voo.

Para todos os voos o Comandante LOPES preparou cartões de voo de ensaio e realizou briefing técnico-operacional, como parte do planejamento dos ensaios. Realizados os voos, o Comandante LOPES documentará os resultados dos voos de ensaio em um Relatório de Ensaios em Voo.

O quarto voo de ensaio foi a avaliação da aeronave H125 – Esquilo, da parceira EFAI, em atendimento à Ordem de Ensaio que apresentava um cenário no qual uma empresa interessada em comprar uma aeronave H125 que, segundo o vendedor, estava em perfeito estado. Exemplificou dizendo que mesmo nos dias mais quentes, em torno de 35ºC, a aeronave realiza voos pairados Fora do Efeito Solo com peso máximo de decolagem e ainda sobra potência, e que no voo pairado Dentro do Efeito Solo poderia colocar todo o peso previsto. Disse, ainda, que a aeronave poderia desenvolver velocidade máxima de 120 kt em qualquer altitude, independente do peso, com uma autonomia de 3h20min. Um dito especialista que acompanhava o vendedor afirmou que a aeronave tinha um desempenho único, podendo atingir até 2.000 ft/min de razão de subida com tanque de combustível cheio e 5 passageiros à bordo, e que se precisasse descer rapidamente, tinha a capacidade de descer com até 3.000 ft/min sem nenhuma dificuldade. Ambos afirmaram que todos os sistemas de bordo estavam todos funcionais. “Era pegar a aeronave e sair voando”.

Com base nas informações apresentadas e, utilizando o planejamento e as técnicas de ensaios em voo, no quarto voo de ensaio foram, então, verificados os comportamentos dos sistemas de bordo e as características de desempenho nas diversas fases de voo supramencionadas, a fim confirmar ou corrigir as informações prestadas pelo vendedor e pelo dito especialista.

Agora o Comandante LOPES documentará os resultados do voo de avaliação do Esquilo H125 em um Relatório de Ensaios em Voo e apresentados aos “clientes”.

Parabéns ao Comandante LOPES por superar mais essa fase na busca do certificado de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2.

Turma Sirius Bravo na Reta Final – Fabio, Heitor e Gustavo realizaram o voo final de avaliação de aeronave

Mais três alunos da Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e da Pós-graduação em Engenharia de Ensaios em Voo – Turma Bravo, da ETEP/SIRIUS FTBR, encerram com sucesso a fase prática do Curso.

Os comandantes FÁBIO e HEITOR, e o Engenheiro GUSTAVO, encerram a fase prática da Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo, e em Operações de Ensaios em Voo, respectivamente.

O Comandante FÁBIO realizou o voo de ensaio para avaliação da aeronave EMB-711C – Corisco em atendimento à Ordem de Ensaio que apresentava um cenário no qual o novo proprietário da aeronave estava preocupado com os comentários que ditos especialistas faziam acerca das características de desempenho em decolagem, subida e descida; de qualidades de voo e de controlabilidade durante a decolagem, aproximação e pouso, e no voo em curva a baixa velocidade; de algumas instabilidades em voo de cruzeiro; e não conformidades nas indicações de parâmetros do motor e de velocidades, assim como no sistema de comunicação.

Com base nas informações apresentadas e, utilizando o planejamento e as técnicas de ensaios em voo, no voo de ensaio foram, então, verificados os comportamentos dos sistemas supramencionados, as características de desempenho e de qualidades de voo nas diversas fases do voo, a fim confirmar ou corrigir as informações prestadas pelos ditos especialistas.

O voo de ensaio teve duração de uma hora e contou com a colaboração dos instrutores Comandante MUNARETTO, como piloto de ensaios em voo, e Engenheiro OTERO, como engenheiro de ensaios em voo.

Agora os resultados serão documentados em um Relatório de Ensaios em Voo e apresentados aos “clientes”.

O Comandante HEITOR e o Engenheiro GUSTAVO realizaram o voo de ensaio para avaliação da aeronave H125 – Esquilo, da parceira EFAI, em atendimento à Ordem de Ensaio que apresentava um cenário no qual uma empresa interessada em comprar uma aeronave H125 que, segundo o vendedor, estava em perfeito estado. Exemplificou dizendo que mesmo nos dias mais quentes, em torno de 35ºC, a aeronave realiza voos pairados Fora do Efeito Solo (FEV) com peso máximo de decolagem e ainda sobra potência, e que no voo pairado DES poderia colocar todo o peso previsto. Disse, ainda, que a aeronave poderia desenvolver velocidade máxima de 120 kt em qualquer altitude, independente do peso, com uma autonomia de 3h20min. Um dito especialista que acompanhava o vendedor afirmou que a aeronave tinha um desempenho único, podendo atingir até 2.000 ft/min de razão de subida com tanque de combustível cheio e 5 passageiros à bordo, e que se precisasse descer rapidamente, tinha a capacidade de descer com até 3000 ft/min sem nenhuma dificuldade. Ambos afirmaram que todos os sistemas de bordo estavam todos funcionais. “Era pegar a aeronave e sair voando”.

Com base nas informações apresentadas e, utilizando o planejamento e as técnicas de ensaios em voo, no voo de ensaio foram, então, verificados os comportamentos dos sistemas de bordo e as características de desempenho nas diversas fases de voo supramencionadas, a fim confirmar ou corrigir as informações prestadas pelo vendedor e pelo dito especialista.

O voo de ensaio teve duração de uma hora e contou com a colaboração do instrutor Comandante BOSCO, como piloto de ensaios.

Agora os resultados serão documentados em um Relatório de Ensaios em Voo e apresentados aos “clientes”.

Parabéns aos Comandantes FÁBIO e HEITOR, e ao Engenheiro GUSTAVO, por superarem mais essa fase na busca do certificado de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2, e do certificado de Pós-graduação em Engenharia de Ensaios em Voo, respectivamente.

SIRIUS investe em Tecnologia

Sirius investindo em tecnologia para seus cursos:

A Sirius Flight  Test BR começou os testes com o novo “Wingbug” e considerou como aprovado e qualificado para os cursos de Ensaios em Voo. Agora nossos alunos poderão acompanhar e processar em tempo real os dados do “Air Data System”.
O “Wingbug” é um dispositivo portátil com sistema “pitot-estático” e será instalado na asa do avião com a finalidade de coletar e  transmitir dados de voo via “wi-fi” para um Tablet. Além de fornecer o “six-pack” (Airspeed, Altimeter, Vertical  Speed, Attitude indicator, Heading indicator, Turn coordinator) o “Wingbug” disponibiliza recursos como: WAAS GPS, ADS-B in, Flight Data Recorder, ADAHRS (Air Data Attitude Heading Reference System), Angle of Attack and Side Slip.

Com este dispositivo, os alunos poderão configurar o equipamento para voo, coletar dados e analisar posteriormente em sala de aula sobre o voo e missão realizados.


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Parceria com o Centro Universitário ETEP

 

 

Em 22/07/20 a SIRIUS Flight Test BR e a ETEP firmaram parceria para ministrar o Curso de Pós-Graduação em Ensaios em Voo que será registrado no MEC.