PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ENSAIOS EM VOO – HELICÓPTERO

EMPREGABILIDADE

O  Curso de Pós-Graduação em Ensaios em Voo é um diferencial para aumentar a empregabilidade pois o profissional terá:
  1. O conhecimento aplicado de desempenho, de qualidades de voo e de sistemas de vários tipos de aeronaves;
  2. Aulas práticas em simuladores;
  3. Aulas práticas em aeronave;
  4. Conhecimento aplicado de requisitos aeronáuticos usados por autoridades de Certificação Aeronáutica (ANAC, FAA etc.) em processos de Certificação de Tipo e Suplementar de Tipo;
  5. Aulas e convívio com instrutores com larga experiência de indústria aeronáutica e de trabalho junto à autoridades aeronáuticas nacionais (ANAC, IFI) e internacionais (FAA, EASA);
  6. Opção de especialização em avião ou helicóptero; e
  7. Um Curso de Pós-Graduação registrado no MEC.

I – DESCRIÇÃO GERAL

O curso é uma especialização na área de Engenharia de Ensaios em Voo em que o aluno fará contato com os aspectos da operação real do voo de ensaios. O curso é desenvolvido também de forma prática usando diversos tipos de simuladores de voo e de aeronaves.

O curso cobre os aspectos de Conhecimentos Aeronáuticos, Ensaios de Desempenho, de Qualidades de Voo e de Sistemas.

II – OBJETIVOS DO CURSO

  • Acompanhar a realização das manobras típicas de ensaios em voo de desempenho, de qualidades de voo e de sistemas;
  • Conhecer e operar os sistemas de um simulador de aeronave.
  • Conhecer e operar um sistema de Realidade Virtual em simulador de aeronave.
  • Operar os principais sistemas avionicos de um simulador de aeronave (PA, GPS, VHF, VOR, ILS etc.);
  • Conhecer todos os aspectos do planejamento de um voo de ensaio;
  • Desenvolver a capacidade de preparar um Plano de Ensaios em Voo, Cartões de Voo e Relatórios de Ensaios em Voo;
  • Desenvolver a capacidade de coordenação entre o engenheiro e o piloto de ensaios em voo;
  • Comparar dados técnicos obtidos em voo com o Manual de Voo aprovado pela autoridade aeronáutica.

III – CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO DE MATRÍCULA

Para a realização da matrícula no curso o candidato deverá:

a)       Ter completado um curso superior de Engenharia; ou

b)      Ter completado um curso superior de Ciências Aeronáuticas; ou

c)       Ter completado outro curso superior, desde que o aluno tenha experiência prévia na área de aeronáutica de, no mínimo, 2 anos.

Obs: Nos casos acima dos itens a) e b), adicionalmente, o aluno deverá ter conhecimentos: de trigonometria, funções, limites, derivadas e integrais; Movimentos retilíneo e curvilíneo, forças (somatório e decomposição), momento, momento de inércia.

IV – DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS GERAL

Os alunos serão avaliados pelas (os):

  • Listas de exercícios entregues:
  • Provas realizadas;
  • Trabalho de final de curso (escrito e apresentação oral);
  • Fichas de voo em simulador; e
  • Fichas de voo em aeronave.

GRAUS E MÉDIA FINAL DO CURSO

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para ser aprovado o aluno deverá:

  • Obter média final igual ou superior a 7,5;
  • Ter comparecido em 80% ou mais das atividades teóricas e práticas do curso.

V – DIAS E DURAÇÃO DO CURSO

a) O curso será realizado:

  • Sextas feiras: a noite
  • Sábado: dia inteiro
  • Domingo: pela manhã.
    Excepcionalmente poderão ter aulas práticas em dias diferentes dos mencionados acima.

b) O curso terá duração de um ano e iniciará em Março de 2021.

c) As aulas ocorrerão em fins de semana alternados, isto é, iniciando nas sextas-feiras, a cada 14 dias.

VI – LOCAL DO CURSO

  • Aulas teóricas e em simulador: ETEP, Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP.
  • Aulas práticas em Helicóptero: nos aeródromos do Vale do Paraíba e Americana.

VII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO

CONHECIMENTOS AERONÁUTICOS

  • Matemática aplicada aos ensaios em Voo
  • Física aplicada aos ensaios em Voo
  • Conceitos operacionais aplicados ao voo
  • Conhecimentos técnicos de aeronaves
  • Inglês Técnico Geral, Sistemas, Ensaios e Certificação
  • Filosofia de Ensaio em Voo
  • Técnicas Básicas de Ensaio em Voo
  • Aerodinâmica aplicada aos ensaios em Voo
  • Anemometria
  • Metrologia/ Análise de erro
  • Peso e Centragem
  • Comandos de voo convencionais e fly-by-wire

ENSAIOS DE QUALIDADES DE VOO

  • Mecânica do rotor
  • Comandos de voo
  • Estabilidade Estática Longitudinal (EEL)
  • Estabilidade Estática Látero-Direcional (EELD)
  • Estabilidade Dinâmica Longitudinal e Látero-Direcional
  • Autorotação

ENSAIOS DE DESEMPENHO

  • Voo pairado
  • Voo vertical
  • Voo nivelado
  • Subida e Descida

ENSAIOS DE SISTEMAS

  • Displays (HUD / HDD /HMD)
  • Integração Aviônica
  • Simuladores
  • Sistemas Eletromecânicos
  • Motores Aeronáuticos
  • Sistema Automático de Voo
  • Sistemas COMM (HF, VHF, UHF, Data Link)
  • Sistemas NAV (VOR, DME, NDB-ADF, ILS, GPS, INS)
  • Radar, Telêmetro e Radar Altímetro

VIII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO

PRÁTICO BÁSICO EM SIMULADOR

  • Conhecimento técnico e operação de sistemas (GPS, PA, VOR, ILS, etc.)
  • Operação de sistemas e voo
  • Operação e voo com Realidade Virtual

PRÁTICO DE ENSAIOS EM SIMULADOR

  • Calibração anemométrica
  • Ensaios de Estabilidade
  • Voo Pairado
  • Voo Vertical
  • Voo nivelado
  • Subida e Descida
  • Estol e Parafuso
  • Sistemas (nav/com, PA, FMS)

DEMONSTRAÇÃO DE ENSAIOS EM VOO EM HELICÓPTERO

  • Calibração anemométrica
  • Ensaios de Estabilidade
  • Desempenho na decolagem
  • Desempenho em subida
  • Desempenho em cruzeiro
  • Desempenho em pouso
  • Estol
  • Ensaio de sistema nav/com

IX – CRITÉRIOS PARA A REALIZAÇÃO DO VOO

a) O aluno deverá apresentar um atestado médico válido até o final do curso em que haja a declaração que não há restrições médicas ou psicológicas para realizar um voo.

b) Caso o aluno não apresente atestado médico, o voo não será realizado, e o trabalho final será realizado em simulador.

c) Os alunos que realizarem um voo receberão um seguro por morte acidental ou invalidez permanente ou parcial por acidente no valor de 50 mil reais. Caso o aluno desejar um valor maior de garantia deve contratar um seguro por conta própria.

X– SIMULADORES DO CURSO

Simulador AS-350B2

Simulador B737

Simulador de Engenharia

XI – AERONAVES DO CURSO

Schweizer H269

Guimbal Cabri G2

Airbus AS-350B2

EMB-711 Corisco

XII – INSTRUTORES

XIII – CARGA HORÁRIA

  • 360 horas-aula

XIV – INÍCIO DO CURSO

  • Março 2021 (ETEP – São José dos Campos – SP)

XV – INVESTIMENTO NO CURSO

  • R$ 36.000,00

XVI – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

· Para os alunos que pagarem a vista o curso, haverá um desconto de 8% no valor total do curso;

· Para os alunos que pagarem em 3 vezes mensalmente após a matricula o desconto será de 3% do valor total do curso.

· Os demais alunos deverão pagar o valor total do curso em 12 vezes, sendo 1 na matricula e 11 parcelas mensais iguais, até o dia 5 de cada mês, sendo a primeira parcela (das 11 restantes) em 5 de fevereiro.