PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA E OPERAÇÕES DE ENSAIOS EM VOO – HELICÓPTERO (PGLS-EOEV-HE)
A Pós-graduação em Engenharia e Operações de Ensaios em Voo é um diferencial para aumentar a empregabilidade, pois o profissional terá:
O conhecimento teórico e prático do desempenho, das qualidades de voo e dos sistemas de vários tipos do helicóptero;
O conhecimento teórico e prático de gestão de ensaios em voo;
Aulas práticas em simuladores e em helicópteros;
Conhecimento dos requisitos usados por autoridades de Certificação Aeronáutica (ANAC, FAA etc.) em processos de Certificação de Tipo e Suplementar de Tipo;
Aulas e convívio com instrutores com larga experiência no setor aeronáutico e de trabalho junto à autoridades aeronáuticas nacionais (ANAC, IFI) e internacionais (FAA, EASA);
Diploma de Pós-graduação registrado no MEC.
I – DESCRIÇÃO GERAL
O Curso de Pós-graduação em Engenharia e Operações de Ensaios em Voo é voltado para Pilotos Privados, Comerciais e de Linha Aérea com formação superior e Engenheiros das diversas habilitações.
O Curso é uma especialização para Pilotos com nível superior e Engenheiros que farão contato com os aspectos da engenharia e operação real do voo de ensaios.
O Curso é desenvolvido também de forma prática por meio de voo em simuladores e em helicópteros.
O Curso cobre os aspectos de Conhecimentos Aeronáuticos, Ensaios de Desempenho, de Qualidades de Voo, de Sistemas, e de Gestão de Ensaios em Voo.
II – OBJETIVOS DO CURSO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar conhecimentos e técnicas para o Piloto planejar, realizar e analisar voos: de experiência, de ensaios em voo de baixo risco, de produção, de recebimento de um fabricante, de um vendedor ou de uma empresa de leasing, considerando que esse Piloto adquiriu durante o Curso conhecimentos teóricos e práticos para realizar os ensaios em voo nos limites preconizados no Manual de Voo da aeronave.
Proporcionar conhecimentos e técnicas para o Engenheiro planejar, coordenar e analisar voos: de experiência, de ensaios em voo de baixo risco, de produção, de recebimento de um fabricante, de um vendedor ou de uma empresa de leasing, considerando que esse Engenheiro adquiriu durante o Curso conhecimentos teóricos e práticos para planejar, coordenar e analisar um voo de ensaios nos limites preconizados no Manual de Voo da aeronave.
O conteúdo programático do Curso contempla ainda, o programa para Cursos de formação de Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2 (PEV-2), previstos pela ANAC na IS 61.15-001D.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as principais técnicas de ensaios e realizar as manobras típicas de ensaios em voo de desempenho e de qualidades de voo;
Conhecer as principais técnicas de ensaios para diversos sistemas;
Desenvolver a capacidade de preparar um Plano de Ensaios em Voo, Cartões e Relatórios de Ensaios em Voo;
Desenvolver a capacidade de coordenação entre o Engenheiro/especialista e o Piloto de ensaios em voo;
Comparar dados técnicos obtidos em voo com o Manual de Voo aprovado pela autoridade aeronáutica; e
Conhecer todos os aspectos do planejamento e de execução de um voo de ensaio.
III – CRITÉRIOS PARA A ACEITAÇÃO DE MATRÍCULA
1 – Piloto:
Para a realização da matrícula no Curso o candidato o Piloto-Aluno deverá:
Ter Curso superior completo;
Ter a licença de Piloto Comercial;
Possuir uma habilitação MNTE válida;
Possuir um CMA de primeira classe válido até o fim do Curso, a ser apresentado até 60 dias antes do início dos voos em avião;
Possuir uma habilitação IFR e MLTE (não precisam estar válidas);
Possuir, no mínimo, 400 horas de voo registradas;
Ter voado, no mínimo, quatro tipos diferentes de aeronaves;
Ter realizado um Curso de Jet Training ou possuir, no mínimo, 10 horas de voo aeronave jato ou turboélice.
2 – Engenheiro (com formação em áreas afins):
Embora não existam exigências da ANAC para Engenheiros, o Engenheiro-Aluno poderá realizar do Curso, caso:
Tenha completado um Curso superior de engenharia nas especialidades: aeronáutica, mecânica, eletrônica, elétrica, computação, software ou em áreas afins com a atividade de aeronáutica; e
Possuir uma declaração médica, emitida nos últimos 60 dias que antecedem os voos em aviões, que declare que não há restrições para a realização de atividade aérea em avião até o final do Curso.
IV – DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS (GERAL)
Os Alunos serão avaliados pelas (os):
Listas de exercícios entregues;
Provas realizadas;
Monografia – Projeto Investigativo Aplicado à Aeronaves (escrito e apresentação oral);
Fichas de voo em simuladores; e
Fichas de voo em helicópteros e relatórios de ensaio.
GRAUS E MÉDIA FINAL DOS CURSOS
A composição da nota final do Aluno será baseada na média ponderada obtida nos 2 Módulos dos Cursos, conforme descrito na tabela “Cálculo da Nota Final”.
Cálculo da Nota Final
TIPO DE AVALIAÇÃO | PESO | MÉDIA FINAL |
Média das notas das listas de exercícios | 0,3 |
Soma dos valores dos itens anteriores dividido por 4 |
Média das notas das provas teóricas realizadas | 0,7 | |
Médias (normalizada) dos graus das fichas de voo em simuladores | 1 | |
Média (normalizada) dos graus das fichas de voo em helicópteros e relatórios de ensaios em voo | 1 | |
Projeto Investigativo Aplicado à Aeronaves (trabalho escrito e apresentação oral) | 1 |
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Será considerado aprovado o Aluno que: Obtiver média final igual ou superior a 6,0; Ter comparecido em 80% ou mais das atividades teóricas do Curso; e ter participado de 100% das atividades práticas do Curso.
Obs: Para o Aluno cujo aproveitamento em todas as disciplinas for minimamente 80% (oitenta por cento) de frequência e 7,0 (sete inteiros) de notas em cada componente curricular do Projeto Pedagógico do Curso será fornecido o Certificado de Conclusão de Curso de Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2 (PEV-2).
AVALIAÇÃO DE VOOS EM SIMULADORES E EM HELICÓPTEROS
Nos voos em simuladores e em helicópteros o instrutor avaliará a reposta do Piloto-Aluno em termos cognitivos e psicomotor atribuindo um grau dessa avaliação no nível aplicação e no nível prática, respectivamente.
Nos voos em simuladores e em helicópteros o instrutor avaliará a reposta do Engenheiro-Aluno em termos cognitivos e de trabalho em equipe, atribuindo um grau dessa avaliação no nível aplicação e no nível prática, respectivamente.
O instrutor deve emitir um grau final da ficha de voo, que deve ser uma ponderação, tomando por base o desempenho em cada exercício e a sua importância relativa, usando a mesma gradação utilizada para os itens psicomotores, cognitivos e de trabalho em equipe, supracitados.
Em caso de grau final deficiente (inferior a 5) o Aluno deverá repetir o voo em simulador ou helicóptero, limitado a duas repetições.
V – DIAS E DURAÇÃO DO CURSO
O curso será realizado nas modalidades EAD, on line e presencial de acordo com os módulos:
Módulo 1 – Teórico de Ensaios em Voo: EAD
Módulo 2 – Prático em Simuladores e Helicópteros: EAD, on line e Presencial.
O curso terá duração mínima de 12 meses e máxima de 18 meses e iniciará em 18 de agosto de 2023.
VI – LOCAL DO CURSO
As aulas serão mistas: EAD, on line e presenciais.
Aulas teóricas na modalidade EAD (Opcionalmente algumas aulas teóricas poderão ser on line e presenciais);
Aulas práticas em simuladores: Campus ETEP, Av. Barão do Rio Branco, 882 – Jardim Esplanada, São José dos Campos – SP,
Aulas práticas em helicópteros: em Para de Minas, MG.
VII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO
Módulo 1 – Teórico de Ensaios em Voo
Submódulo 0 – Familiarização Aeronáutica;
Submódulo 1 – Fundamentos de Ensaios em Voo;
Submódulo 2 – Aerodinâmica;
Submódulo 3 – Desempenho;
Submódulo 4 – Qualidades de Voo;
Submódulo 5 – Motores e Sistemas Mecânicos; e
Submódulo 6 – Sistemas Aviônicos.
VIII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PRÁTICO
Módulo 2 – Prático em Simuladores e Aviões
Submódulo 7 – Gestão de Ensaios em Voo;
Submódulo 8 – Instrução Técnica de Aeronaves;
Submódulo 9 – Aprontos e Voos;
Submódulo 10 – Projeto Investigativo Aplicado à Aeronaves (PIAA) – Monografia; e
Submódulo 11 – Visitas, Palestras e Avaliações.
XII – CARGA HORÁRIA
- Mínimo de 360 tempos de aula (um tempo de aula equivale a 50 minutos).
Serão realizados 4 voos em helicópteros durante o curso.
XIII – CERTIFICADO
Pós-graduação Latu Senso em Engenharia e Operações de Ensaios em Voo;
Piloto de Ensaios – Nível 2 (PEV-2).
XIV – BRINDE
Para o Módulo 2 – Prático em Simuladores e Helicópteros, o Aluno ganha um macacão de voo com as respectivas bolachas do curso. Venha fazer parte da Turma Sirius Delta – 2023!
XV – INVESTIMENTO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS
OPÇÃO | PARCELAS | VALOR (R$) | MENSALIDADE |
A | À VISTA | 110.000,00 | – |
B | 12 | 116.600,00 | 9.717,00 |
C | 18 | 119.900,00 | 6.661,00 |
D | 24 | 123.200,00 | 5.133,00 |
Obs: Sócios da ABRAPAC possuem desconto de 5,5% do curso.