Turma Sirius Bravo na Reta Final – Fabio, Heitor e Gustavo realizaram o voo final de avaliação de aeronave
Mais três alunos da Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e da Pós-graduação em Engenharia de Ensaios em Voo – Turma Bravo, da ETEP/SIRIUS FTBR, encerram com sucesso a fase prática do Curso.
Os comandantes FÁBIO e HEITOR, e o Engenheiro GUSTAVO, encerram a fase prática da Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo, e em Operações de Ensaios em Voo, respectivamente.
O Comandante FÁBIO realizou o voo de ensaio para avaliação da aeronave EMB-711C – Corisco em atendimento à Ordem de Ensaio que apresentava um cenário no qual o novo proprietário da aeronave estava preocupado com os comentários que ditos especialistas faziam acerca das características de desempenho em decolagem, subida e descida; de qualidades de voo e de controlabilidade durante a decolagem, aproximação e pouso, e no voo em curva a baixa velocidade; de algumas instabilidades em voo de cruzeiro; e não conformidades nas indicações de parâmetros do motor e de velocidades, assim como no sistema de comunicação.
Com base nas informações apresentadas e, utilizando o planejamento e as técnicas de ensaios em voo, no voo de ensaio foram, então, verificados os comportamentos dos sistemas supramencionados, as características de desempenho e de qualidades de voo nas diversas fases do voo, a fim confirmar ou corrigir as informações prestadas pelos ditos especialistas.
O voo de ensaio teve duração de uma hora e contou com a colaboração dos instrutores Comandante MUNARETTO, como piloto de ensaios em voo, e Engenheiro OTERO, como engenheiro de ensaios em voo.
Agora os resultados serão documentados em um Relatório de Ensaios em Voo e apresentados aos “clientes”.
O Comandante HEITOR e o Engenheiro GUSTAVO realizaram o voo de ensaio para avaliação da aeronave H125 – Esquilo, da parceira EFAI, em atendimento à Ordem de Ensaio que apresentava um cenário no qual uma empresa interessada em comprar uma aeronave H125 que, segundo o vendedor, estava em perfeito estado. Exemplificou dizendo que mesmo nos dias mais quentes, em torno de 35ºC, a aeronave realiza voos pairados Fora do Efeito Solo (FEV) com peso máximo de decolagem e ainda sobra potência, e que no voo pairado DES poderia colocar todo o peso previsto. Disse, ainda, que a aeronave poderia desenvolver velocidade máxima de 120 kt em qualquer altitude, independente do peso, com uma autonomia de 3h20min. Um dito especialista que acompanhava o vendedor afirmou que a aeronave tinha um desempenho único, podendo atingir até 2.000 ft/min de razão de subida com tanque de combustível cheio e 5 passageiros à bordo, e que se precisasse descer rapidamente, tinha a capacidade de descer com até 3000 ft/min sem nenhuma dificuldade. Ambos afirmaram que todos os sistemas de bordo estavam todos funcionais. “Era pegar a aeronave e sair voando”.
Com base nas informações apresentadas e, utilizando o planejamento e as técnicas de ensaios em voo, no voo de ensaio foram, então, verificados os comportamentos dos sistemas de bordo e as características de desempenho nas diversas fases de voo supramencionadas, a fim confirmar ou corrigir as informações prestadas pelo vendedor e pelo dito especialista.
O voo de ensaio teve duração de uma hora e contou com a colaboração do instrutor Comandante BOSCO, como piloto de ensaios.
Agora os resultados serão documentados em um Relatório de Ensaios em Voo e apresentados aos “clientes”.
Parabéns aos Comandantes FÁBIO e HEITOR, e ao Engenheiro GUSTAVO, por superarem mais essa fase na busca do certificado de Pós-graduação em Operações de Ensaios em Voo e Piloto de Ensaios em Voo – Nível 2, e do certificado de Pós-graduação em Engenharia de Ensaios em Voo, respectivamente.
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